SAÚDE

UBS Mandacaru realizará coleta para exames de prevenção no sábado

Mães que levarem seus filhos menores de cinco anos para tomar a vacina contra a poliomielite na Unidade Básica de Saúde – UBS Mandacaru, no próximo sábado (26), poderão aproveitar a oportunidade para coletar material para exame de prevenção do câncer do colo do útero.

Normalmente a UBS funciona de segunda a sexta-feira, mas sempre no último sábado do mês abre até meio-dia para a realização do exame, uma vez que muitas mulheres trabalham nos outros dias da semana e não podem ir à UBS.

Neste sábado, porém, o atendimento será durante todo o dia, enquanto é realizada a campanha de vacinação infantil.

Para realizar o exame, é necessário que as mulheres compareçam à UBS Mandacaru com a carteirinha de qualquer unidade de saúde do município e um documento de identidade.

A prevenção do câncer do colo do útero deve ser realizada a cada ano.

Esse tipo de câncer é o terceiro mais comum entre as mulheres.

Estimativas do Instituto do Câncer - Inca apontam que, em 2001, foram registrados 16,2 mil novos casos da doença no país.

Todos os dias cerca de 10 mulheres morrem vítimas desse mal.

Apesar de ser uma doença grave, o câncer de colo do útero tem 100% de chances de cura, se diagnosticado e tratado precocemente.

Entre as mulheres com atividade sexual, o exame citopatológico preventivo pode reduzir em 70% o índice de mortalidade pela doença.

A UBS Mandacaru está localizada na avenida Mandacaru, 465, telefone 3901-1711.
Pmm