VACINAÇÃO

Profissionais da UPA Zona Norte, Hospital Universitário e Santa Casa são imunizados em Maringá

O chefe da 15º Regional de Saúde, Ederlei Alkamim, acompanhou Ulisses Maia nas unidades para a vacinação dos trabalhadores da saúde e reforçou que todos os profissionais serão imunizados

Profissionais da UPA Zona Norte, Hospital Universitário e Santa Casa são imunizados em Maringá
Nesta primeira etapa, 5.185 pessoas serão imunizadas. - Foto: Mileny Melo/PMM

Nesta quarta-feira (20), o prefeito de Maringá acompanhou a vacinação de cinco servidores da UPA Zona Norte, a primeira unidade de referência para atendimento covid-19 em Maringá. Em seguida, vacinação ocorreu nos profissionais do Hospital Universitário de Maringá e na Santa Casa, que também têm leitos e promovem atendimento direcionado para pessoas com coronavírus. 

"É uma alegria e gratidão acompanhar esses momentos históricos nas unidades que estão trabalhando diretamente na linha de frente. Devemos concluir a vacinação até a sexta, com os profissionais de saúde e idosos de asilos", afirmou o prefeito Ulisses Maia.  A secretária interina de Saúde de Maringá, Maria da Penha, enfatizou que o município está preparado para receber mais doses de vacina. “O município aguarda autorização do Ministério da Saúde para comprar as vacinas com recursos próprios”, afirmou.  

O chefe da 15º Regional de Saúde, Ederlei Alkamim, acompanhou Ulisses Maia nas unidades para a vacinação dos trabalhadores da saúde e reforçou que todos os profissionais serão imunizados. “Esse é o passo inicial para acabar com a pandemia. Precisamos agradecer os profissionais de saúde que trabalharam incansavelmente no enfrentamento do coronavírus”, afirmou. O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio César Damasceno, também esteve presente na vacinação no HU.

As primeiras doses do imunizante chegaram de helicóptero no Aeroporto de Maringá com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, por volta das 13 horas, desta terça-feira (19). Nesta primeira etapa, 5.185 pessoas serão imunizadas. São profissionais da saúde atuantes na linha de frente, idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos. Veja o Plano de Vacinação aqui. 

Perfil das pessoas imunizados na UPA Zona Norte:

  • Simone de Almeida dos Santos foi a primeira vacinada. Ela é servidora do município desde 2013. Trabalha no combate à pandemia desde março.
  • Cleonice Aparecida da Silva é servidora da saúde desde 2014, trabalhou na linha de frente da pandemia desde o início. Foi contaminada pelo vírus e se recuperou.
  • Claudio Carnielli de Oliveira é servidor desde 2015, também se dedicou ao tratamento de pacientes desde o início da pandemia.
  • Elaine Aquoti Medeiros atua na saúde municipal desde 2015, assim como os colegas, atuou na linha de frente da pandemia desde março.
  • Marisa de Bortolli Agudo é servidora municipal há 20 anos. Batalha com seus colegas na linha de frente da pandemia desde o início.
Prefeitura de Maringá