MEIO AMBIENTE

Plano de Manejo do Parque do Ingá é aberto para consulta pública

O Plano de Manejo do Parque do Ingá entra na fase de consulta pública

Plano de Manejo do Parque do Ingá é aberto para consulta pública

O Plano de Manejo é o documento que determinará todas as ações ambientais realizadas no Parque do Ingá pelos próximos 5 anos, e foi elaborado pelas instituições de ensino superior de Maringá, Uningá, Unicesumar e Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

 A partir dos estudos realizados, as equipes técnicas propuseram ações de recuperação e melhoria da qualidade ambiental do Parque, envolvendo desde orientações de educação ambiental, controle de serviços e produtos no interior do parque, manejo da fauna e da flora entre outros.

No Parque do Ingá o plano de manejo tem o objetivo de alinhar a função de Parque Municipal que contempla tanto melhorias e recuperação do impacto da urbanização sobre a área, quanto da melhoria do turismo e dos objetivos prioritários de Educação Ambiental do Parque.

Quanto ao nível do lago do parque, o plano sinaliza os possíveis eventos que levaram ao rebaixamento do lago, e recomenda estabelecer projetos específicos que permitam a alimentação dos lençóis superficiais que estão ligados aos pontos de afloramento de água dentro do Parque do Ingá.

PMM