ANO NOVO

Veja dicas para sair dos planos e alcançar metas em 2021

Você pode estruturar suas ideias agora mesmo para chegar aonde quiser

Veja dicas para sair dos planos e alcançar metas em 2021
Estabelecer e alcançar metas é uma forma de manter a motivação e buscar novos objetivos na vida. - Foto: Freepik

O mundo gira em torno de metas. Trabalhar em determinada empresa, alcançar um cargo de gerência, fazer uma viagem internacional, comprar um carro ou dar entrada no primeiro apartamento. Todas essas são metas que queremos e podemos atingir.

Estabeleça metas pequenas – É muito importante desmembrar um grande objetivo em pequenas metas realizáveis. Se você tem conhecimento básico mas quer ficar fluente em inglês, por exemplo, aí está um grande objetivo que você tem pela frente. Então, para não desanimar logo de cara, a dica é dividir essa meta em várias pequenas conquistas. 

Por exemplo:

  • ler 5 páginas de um livro em inglês por dia; 
  • aprender de 5 a 10 palavras novas por semana; 
  • ler uma notícia de um site internacional em inglês por dia;
  • assistir a um episódio de sua série preferida em inglês com legenda em inglês por dia durante 2 semanas;
  • retirar legendas em inglês e continuar assistindo um episódio por dia por mais 2 semanas. 

Em um mês, você pode fazer um teste de nível para comprovar o quanto conseguiu evoluir dando esses pequenos passos. Quando você estabelece pequenas metas e consegue alcançá-las, você fica motivado e a motivação é a mola propulsora para alcançar metas maiores. 

Escreva suas metas – Pode ser no papel, no computador ou no celular, o importante é que você reserve um tempo para organizar as ideias e escrever suas maiores metas. Esse exercício faz com que seu cérebro comece a buscar formas de realizar os objetivos propostos. Há estudos, inclusive, que afirmam que, ao fazer isso, uma pessoa tem 42% mais chances de alcançar suas metas.

Passos – Imagine quais são os passos para você realizar seu objetivo, quais vêm primeiro e quais devem aparecer em seguida. Criar essa estrutura dá mais clareza sobre o que você precisa fazer para chegar aonde quer chegar. 

Plano de ação – A etapa seguinte é criar um plano de ação, estruturando em um roteiro os passos que você precisa dar e detalhando o que deve ser feito em cada um. Essa estratégia ajuda a não esquecer qualquer passo importante que possa ser indispensável para alcançar seu objetivo. É importante ser bem específico sobre a meta que você quer alcançar e os passos que precisa dar. 

Evolução – Ao longo do seu plano você vai precisar saber se está caminhando bem – ou não. Para isso, é importante descobrir métricas que possam indicar o quanto você está caminhando na direção do seu objetivo. 

Comece agora – Não caia na vontade de adiar os seus planos e deixar as metas para o mês que vêm, o ano que vem, o final da pandemia. Nenhum momento é melhor do que agora para começar.

Comemore – Comemorar e se dar algum tipo de presente é uma excelente forma de se manter motivado em direção aos seus objetivos. Não tenha receio de compartilhar as pequenas conquistas ou até de estabelecer pequenos rituais para se premiar por cada uma delas. Esses rituais não precisam ser complexos. Basta que você se permita fazer algo que gosta – tomar um café da manhã caprichado, fazer uma pequena viagem, passar o final de semana sem fazer nada. É essa a ideia. 

Mude – Tudo muda – e nós também mudamos, o tempo todo. Por isso, não tenha medo de refazer a sua lista de metas e começar tudo de novo sempre que seus planos e suas motivações mudarem. Como dissemos no item anterior, é importante que suas metas façam sentido para você. 

Vagas