EDUCAÇÃO INFANTIL

Retorno às aulas em fevereiro ainda está sujeito à evolução da pandemia em Maringá

A Secretaria de Educação do município já iniciou reuniões tendo a data como referência para início do ano letivo

Retorno às aulas em fevereiro ainda está sujeito à evolução da pandemia em Maringá
A prioridade é o cumprimento de protocolos de prevenção. - Foto: Divulgação

A rede municipal de ensino deve acompanhar o calendário estadual e retomar as aulas no dia 18 de fevereiro. A Secretaria de Educação do município já iniciou reuniões tendo a data como referência para início do ano letivo. A prioridade é o cumprimento de protocolos de prevenção. Representantes do Conselho Municipal de Educação, diretores de escolas e CMEIs, representantes da Secretaria de Educação e do sindicato dos servidores participaram das reuniões.

Na rede estadual, as aulas devem ser retomadas com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto o restante dos estudantes acompanha, simultaneamente, a mesma aula de maneira remota. A intenção é que haja um revezamento semanal entre os estudantes dentro do próprio sistema. A implantação do sistema é recurso de prevenção convergente com o protocolo de cuidados com a pandemia.

No âmbito municipal, ainda não está formalizado um protocolo de retorno, razão das reuniões com segmentos ligados à edução pública para buscar entendimento sobre a volta às aulas, posteriormente este plano de retomada passará pela análise da Secretaria de Saúde. De concreto são o cumprimento rigoroso de regras de prevenção, como medição de temperatura na entrada das escolas, uso obrigatório de máscara, distanciamento social e intenso uso de álcool para higienização. A capacidade da sala de aula será de no máximo 50% da ocupação normal.

A decisão pela volta ou não dos alunos às atividades será dos pais ou responsáveis. Caso a opção seja que os alunos não retornem às aulas presenciais, não receberão falta e poderão continuar acompanhando os conteúdos de forma remota, ou seja, permanecendo em suas casas. Desde o início da pandemia, a Secretaria de Educação mantém eficiente sistema de atendimento de alunos de forma remota.

Prefeitura de Maringá