AEROPORTO

Mais de 20 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto de Maringá ainda este ano

A ocupação das aeronaves vem mantendo a média de 80% a 90%

Mais de 20 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto de Maringá ainda este ano
As obras no Aeroporto de Maringá começaram no final de 2019. O investimento foi de R$ 81 milhões. - Foto: Divulgação

O Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Junior espera cerca de 20 mil passageiros nesta última quinzena de dezembro. O local ficou fechado por 15 dias para finalização de obras na pista de pousos e decolagens, e retorna com os voos nesta quarta-feira (16). Seis voos estão programados para esta quarta.

Segundo Rezende, a ocupação das aeronaves vem mantendo a média de 80% a 90%. Com isso, a previsão da administração é que mais de 20 mil passageiros passem pelo local ainda este mês.

“Nossa previsão de assentos disponíveis em Maringá é de 12,1 mil passageiros para embarque e 12,1 passageiros para desembarque. Considerando que a ocupação das aeronaves está em 80% a 90% mais ou menos, a expectativa é que a movimentação nesses últimos 15 dias seja de 20 a 22 mil passageiros”, explicou.

O número é muito baixo se comparado a dezembro do ano passado, inclusive por causa do retorno das operações da Latam, que completam um ano dia 15 de dezembro. Mas em função da situação causada pela pandemia, os números são considerados bons.

“Ano passado tivemos um movimento de 74 mil passageiros em dezembro. Mas lembrando que há um ano a Latam retornava operações em Maringá, o que movimentou bastante aquela última quinzena de mês. Este ano, em função da pandemia, tivemos redução drástica nas operações. Mas estamos retomando. Nossa média já é de cerca de 60% do que já tivemos no ano passado”, disse Rezende

MAIOR PISTA DO PARANÁ – As obras nessas duas semanas ocorreram dentro do previsto e o Aeroporto de Maringá agora já tem a maior pista de pousos e decolagens do Paraná, conforme o superintendente.

“O pessoal trabalhou em média 20 horas por dia, aproveitando cada período seco. Tivemos dias de chuva que não interferiram nas obras, que foram entregues nos 15 dias previstos. Hoje já temos a maior PPD do Paraná, são 2.380 metros de pista. Temos também uma nova taxway”, destaca.

As obras no Aeroporto de Maringá começaram no final de 2019. O investimento foi de R$ 81 milhões. Segundo Rezende, 80% das obras estão completas. A expectativa é que tudo seja entregue em fevereiro.

“Temos 80% da obra concluída. A obra foi dividida em três fases, mas que podem acontecer de forma simultânea. Temos coisas das três fases ocorrendo no momento. Todas as obras que estão sendo concluídas não tem mais impacto no operacional de interdição total do aeroporto. Creio que em fevereiro estejamos com todas as conclusões da obra feitas”, disse.

Maringá e Região Convention & Visitors Bureau