CULTURA

Grupo Durum se apresenta em especial do Convite à Música

O grupo Durum irá apresentar música erudita escrita para percussão na edição especial do Convite à Música.

A apresentação será nesta sexta-feira, às 21 horas, no Luzamor, com entrada gratuita.

O Durum tem um repertório variado instrumental percussivo, com interpretações originais.

As obras que serão executadas unem instrumentos de percussão popular e erudita.

A programação conta com músicas consagradas no cenário musical nacional e internacional, sem deixar de valorizar novos compositores e novas obras.

Entre o instrumental que o grupo utilizará estão marimba, vibrafone, bells, tom-tons, bateria, escala de latas, maracás, lion roar, pandeiros, triângulo, temple blocks, wood blocks, gongos chineses, tam-tam, cow bell, tambor de língua, tambor falante, caixa clara, bumbo, matraca, queixada, apitos de pássaros, folha de zinco, chocoalhos, bongôs, tumbadoras, pratos, prato chinês, caxixis, claves, agogôs, surdo e concha do mar.

O grupo Durum, formado por Fernando Chaib, Leopoldo Prado, Ricardo Appezzato, Richard Fraser e Rodolfo Volaggio, tem como objetivo a pesquisa e a prática da música escrita para percussão nos séculos XX e XXI.

O grupo vem buscando uma linguagem própria par as interpretações das composições escolhidas, valendo-se de materiais coletados ao longo da vida acadêmica e musical de cada integrante e das relações com compositores, maestros e percussionistas.

Esta apresentação faz parte do “Projeto Circulação de Música de Concerto” da Funarte, com patrocínio da Petrobras pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

São 13 apresentações do projeto distribuídas no segundo semestre entre as regiões Nordeste e Sul do Brasil.

No Nordeste, os concertos foram realizados em Maceió, Natal, Recife, João Pessoa e Fortaleza.

No Sul, as apresentações serão em Porto Alegre, Cruz Alta, Pelotas, Florianópolis, Maringá, Curitiba, Marechal Cândido Rondon e Paranaguá.

Pmm