GERAL

CIACA do Borba Gato começa a ser construído neste mês

A nova sede do Centro Integrado de Atividades Culturais e Artísticas - CIACA do Conjunto Borba Gato começa a ser construída ainda neste mês e deve ficar pronta antes do final do ano.

O contrato para a construção do centro foi assinado na (sexta-feira, 18) pelo prefeito Silvio Barros.

O espaço, administrado pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania - Sasc irá funcionar no Centro Esportivo do Borba Gato (rua das Azaléias, s/nº, esquina com rua das Tipuanas, ao lado do Colégio Estadual Thomaz Edson) e deve atender uma média de 100 crianças.

Neste bairro o programa já executa atividades num espaço provisório, mas a população da região foi contemplada com a construção de um salão social para sediar definitivamente o CIACA - Unidade Borba Gato.

No local serão atendidas crianças de 6 a 14 anos, em regime de contraturno social.

O CIACA é um programa de proteção integral para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que desenvolve atividades educativas, esportivas, culturais, recreativas e de lazer, em período complementar à escola de ensino regular.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, deliberador dos recursos do Fundo para a Infância e Adolescência - FIA, definiu por aplicar um saldo de recursos na construção do novo CIACA.

A Prefeitura de Maringá assumiu a contrapartida necessária à execução da obra, pois os recursos do FIA Estadual, na ordem de R$ 26.500,00, mais correção de saldo de aplicação, eram insuficientes.

Durante a assinatura do contrato, o prefeito reforçou o compromisso de dar atendimento a crianças e adolescentes em contraturnos sociais.

Vamos agir desenvolvendo os talentos de crianças e adolescentes para o esporte, cultura e música, evitando que eles passem a integrar grupos de violência", garante.

Para isso está prevista a realização de atividades socioeducativas como oficinas de teatro, de danças populares, música, estudo, inclusão digital, lutas marciais, artesanato, saúde, artes plásticas, entre outras.

Além de atividades físicas, desportivas, recreativas e de lazer, fundamentais para o desenvolvimento corporal, a socialização, a concentração e a ação cooperativa em grupo.

A secretária da Assistência Social e Cidadania, Sandra Franchini da Costa, explica que muitas pessoas da comunidade maringaense comparecem à secretaria para solicitar a implantação de CIACAs e que a construção de uma nova sede para o CIACA do Borba Gato é solicitada há mais de 5 anos pela comunidade do bairro.

"Queremos expandir os locais de atendimento de contraturno social e espalhá-los por outros bairros.

Começaremos a agir em parceria com empresas privadas, como a FA Comunidade, que já nos apóia neste sentido", ressalta.

Os CIACAs fazem parte da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e desenvolvem atividades que auxiliam na formação dos cidadãos que têm direitos estabelecidos e garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O trabalho é desenvolvido em oficinas de orientação escolar, artística-cultural, iniciação à informática e jogos recreativos, além da organização de passeios, visitas e outros projetos destinados à formação cultural.

Atualmente, a Prefeitura de Maringá controla o funcionamento de quatro CIACAs (Jardim Alvorada, Borba Gato, Branca Vieira e Mandacarú) e mantém parcerias com a AABB Comunidade (Associação do Banco do Brasil) e a FA Comunidade (Fábrica de Colchões Maringá), onde funcionários da prefeitura desenvolvem as mesmas atividades.

Informações na Secretaria de Assistência Social e Cidadania pelo telefone 3221-6400 ou na rua Joubert de Carvalho, nº 127, sala – 204.