Workshop de jornalismo on-line é 10
A interação entre palestrante e inscritos foi total, praticamente um bate-papo aconteceu na sala da faculdade do Cesumar durante os dois dias de workshop do Maringá.Com.
O wokshop de jornalismo on-line, em comemoração aos 10 anos do portal Maringá Com, contou com a presença de estudantes do curso de jornalismo, letras e profissionais de jornalismo, no sábado (26) e domingo (27).
O palestrante convidado, Marcilo Kimura, editor do G1 (portal de notícias da TV Globo), contou um pouco de sua vida antes, durante e pós-faculdade. "É preciso se divertir para ter discernimento da vida", conta. Ele praticamente estudou em escolas públicas. Foi para São Paulo onde cursou Jornalismo na Universidade Metodista e começou a fazer estágio no primeiro ano de faculdade.
Trabalhou na Folha São Paulo, no Jornal da Tarde, na Folha Online, entre outros veículos de comunicação. Marcilio trabalhava em jornal impresso e migrou para o on-line pouco depois da abertura dos primeiros sites noticiosos do país, em 2000. "A precariedade era muito grande. Mesmo que fosse um passo a frente dos impressos, ainda tinha muito que melhorar porque não tinha vídeo, áudio. Era uma internet voltada para o impresso. Naquela época, praticamente todas as conexões eram discadas. Hoje grandes veículos como a G1 investiram muito em vídeo e não somente em texto", diz Kimura.
O jornalista falou como funcionam alguns dos grandes veículos de comunicação na Grande São Paulo. No G1, por exemplo, contou sobre a quantidade de matérias que recebe por dia, quais os critérios para a seleção, a importância da pauta, como a leitura é fundamental. Disse como está o mercado atualmente, a concorrência na internet, a ética em que preza muito, a tendência de crescimento das classes C e D.
O convidado explicou passo a passo como funciona uma redação, quais os cuidados que se deve ter em relação à matéria para não se tornar sensacionalista e nem cair na rotina. Ele simulou um jornal on-line e direcionou os inscritos um a um sobre as pautas e os participantes também sugeriram outras idéias de reportagens. Discutiu com eles um de cada vez sobre as matérias, mostrando como ela deveria ser escrita. As melhores notícias entraram no site Maringá.Com.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.