SAÚDE

Maringá deverá vacinar 22 mil crianças na próxima semana

Maringá já está com toda a estrutura preparada para o dia “D” da segunda etapa de vacinação infantil.

A meta para o dia 26 de agosto (sábado) é vacinar cerca de 22 mil crianças menores de cinco anos contra a poliomielite.

A vacinação será das 8 às 17 horas.

Desde 1980, quando foram iniciadas as campanhas de vacinação contra a pólio, Maringá tem conseguido atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O desafio, portanto, é manter a cobertura no município.

Para isso o município envolverá na campanha segmentos da sociedade civil e militar, órgãos governamentais e não governamentais, assim como organizações da comunidade.

As perspectivas da Secretaria Municipal da Saúde é que a cobertura seja superior a 95% para o município nas diversas áreas de atuação, sejam elas de fácil ou difícil acesso.

Ao todo 95 estabelecimentos trabalharão na vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde – UBSs, escolas municipais e estaduais, centros de educação infantil, farmácias, supermercados, shoppings, alguns consultórios médicos e igrejas, e rodoviária.

Todas as crianças de zero a cinco anos, independente do estado vacinal prévio, devem receber a dose desta etapa.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa de origem viral que causa paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Os principais sintomas são o aparecimento repentino de dificuldades motoras acompanhadas de febre; diferenças no tamanho dos membros, principalmente das pernas; flacidez muscular, com diminuição ou ausência de reflexos na área paralisada; e persistência de alguma seqüela, uma paralisia resicual, após 60 dias do início da doença.

No Brasil a doença chegou a atingir aproximadamente 4 mil pessoas em 1975.

Com as campanhas de vacinação, a partir de 1980, o número de casos reduziu.

Em 1989 foi registrado o último caso com isolamento do poliovírus selvagem no país e, em 1994, o Brasil recebeu o certificado de erradicação da transmissão pela Organização Muncial de Saúde – OMS.