RANKING

Maringá está entre as cinco cidades melhor qualificadas no Sul do Brasil

Em nível nacional, Maringá ocupa o 22° lugar de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios

Maringá está entre as cinco cidades melhor qualificadas no Sul do Brasil
Estudo produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avaliou 405 cidades com mais de 80 mil habitantes entre 55 indicadores. - Foto: Instagram @maringacom

Foi anunciado na última quinta-feira (19) o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove, plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais, e o SEBRAE, que analisa a capacidade competitiva das cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. Em nível estadual, Curitiba, Maringá, Pato Branco e Londrina ocupam, respectivamente a 1ª,  2ª, 3ª e 4ª posição. Confira tabela a seguir.

Ranking de Competitividade dos Municípios

O levantamento tem como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios. "Com o mapeamento conseguimos direcionar de forma mais assertiva o que cada cidade precisa para melhorar sua gestão", comenta Rodolfo Fiori, cofundador da Gove.

Todos os municípios foram avaliados a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. Os pilares estão inseridos em 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.

Sobre o CLP (Centro de Liderança Pública) – O CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

Maringa.Com