RANKING

UEM sobe para posição de 5ª melhor estadual do Brasil no QS Rankings

Lista analisa cerca de 400 universidades latinas

UEM sobe para posição de 5ª melhor estadual do Brasil no QS Rankings
O QS é um dos rankings mais respeitados do mundo. - Foto: Divulgação

No QS Latin America University Rankings 2021, com total de 410 universidades de 20 países latinos, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) sobe de 6ª posição em 2020 para, agora, a de 5ª melhor universidade estadual do Brasil. Isto vai ao encontro da avaliação oficial que norteia o ensino superior brasileiro, ou seja, do Ministério da Educação (MEC), que confirma que a UEM é a 5ª melhor universidade estadual do país.

Voltando ao ranking de 2021 da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), divulgado ontem (11) e com dados relativos a 2018, a UEM ocupa a 23ª colocação dentre as 94 brasileiras (no ano anterior, estava na 25ª). A UEM também está entre as 96 melhores universidades da América Latina (as posições anteriores foram: 92ª em 2020, 99ª em 2019 e 104ª em 2018).

São ranqueadas tanto universidades públicas quanto privadas. “A UEM melhorou em relação à média das instituições de ensino superior do Brasil e caiu ligeiramente em relação à América Latina, acompanhando o movimento de queda da região”, analisa o professor e pesquisador Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) da UEM.

O QS, um dos rankings mais respeitados do mundo, tem como critérios de avaliação: reputação acadêmica; reputação entre empregadores; proporção docente/estudante; quantidade de professores doutores; rede de pesquisa internacional; citações em artigos científicos; publicações docentes; e impacto on-line. Razza destaca que a UEM melhorou na reputação acadêmica, na proporção de docente/estudante e nas citações em artigos científicos.

Das universidades paranaenses avaliadas, apenas três estão listadas dentro do time das cem melhores universidades da América Latina, de acordo com o QS Latin America University Rankings 2021: a UEM, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A UEM e a UEL estão empatadas.

Universidade Estadual de Maringá