CORONAVÍRUS

Matriz de risco em Maringá adota bandeira laranja, apontando alto risco de infecção da covid-19

Na bandeira laranja, conforme explicou a prefeitura no início da pandemia, estão previstas mais medidas restritivas, como o fechamento de atividades e o funcionamento apenas de serviços essenciais

Matriz de risco em Maringá adota bandeira laranja, apontando alto risco de infecção da covid-19
O dia com maior número de casos foi nesta segunda-feira (23) com 404 casos confirmados em 24 horas, recorde desde o início da pandemia na cidade. - Foto: Divulgação

A matriz de risco da Covid-19 em Maringá será a bandeira laranja após o aumento no número de casos na última semana. A informação foi divulgada pela CBN Maringá após afirmação do vice-prefeito Edson Scabora em reunião realizada na Acim na manhã desta terça-feira (24). A reunião contava com presença de prefeitos de toda a região, além de autoridades de saúde e representantes da própria Acim. Um novo decreto será publicado nessa quarta-feira (25).

Atualmente a matriz de risco de Maringá está em bandeira amarela, de risco moderado, mas de acordo com Scabora a mudança deve ser imediata para a bandeira laranja, apontando alto risco de infecção pela doença. A ação, no entanto, será uma medida “pedagógica”, considerou o vice-prefeito.

Na bandeira laranja, conforme explicou a prefeitura no início da pandemia, estão previstas mais medidas restritivas, como o fechamento de atividades e o funcionamento apenas de serviços essenciais. Durante a reunião, Scabora divulgou as medidas estipuladas pelo comitê da saúde organizado em Maringá como estratégias de combate à disseminação do vírus.

“A alteração do risco, de moderado para alto; cumprimento das medidas e ações de restrição previstas nessa matriz de risco; redução do horário do toque de recolher que, hoje, é até meia-noite; suspensão da prática de esportes coletivos; imediata intesificação das fiscalizações em locais de grande aglomeração; diminuição da circulação de pessoas em espaços públicos e privados, como praças e afins; intensificação da orientação quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras, lavagem das mãos e uso de álcool em gel; convocação imediata para cumprimento de escala, hoje, de 12×36 horas, nas Unidades de Saúde, onde a maioria delas é 12×60 horas, isso no Hospital Municipal e UPA’s Zona Norte e Sul; [além de] outras restrições que estaremos discutindo nesta tarde e efetivando a partir de quarta-feira”, detalhou.

NÚMEROS PREOCUPANTES – A semana do dia 13 ao 19 de novembro registrou mais de 400 casos em relação a semana passada, do dia 6 ao 12 de novembro. O dia com maior número de casos foi nesta segunda-feira (23) com 404 casos confirmados em 24 horas, recorde desde o início da pandemia na cidade. O recorde até o momento era de 303 casos, registrados na terça-feira passada (17).

O número de casos ativos também teve uma alta nos últimos dias, duplicando a média da semana anterior - passando de uma média de 960 para 2.019 casos ativos. Apesar do aumento preocupante, o número de casos fatais teve queda.

Maringa.Com