ALERTA

Número semanal de casos de coronavírus em Maringá é o maior desde o início da pandemia

Gráficos mostram o preocupante aumento de casos em comparativo ao mês de outubro

Número semanal de casos de coronavírus em Maringá é o maior desde o início da pandemia
Os números de casos registrados tem sido os maiores desde o inicio da pandemia em Maringá. - Foto: Divulgação

A semana em Maringá foi marcada por uma alta no número de casos confirmados de coronavirus. No entanto a contabilização de mais de 100 casos em um dia teve início ainda em outubro. O último boletim do coronavírus em Maringá (19/11) contabiliza 68.902 casos notificados, 12.744 confirmados, 2.154 ativos, 10.403 recuperados, 187 óbitos e 13.988 casos suspeitos.

 A semana do dia 13 ao 19 de novembro registrou mais de 400 casos em relação a semana passada, do dia 6 ao 12 de novembro. O dia com maior número de casos foi na última terça-feira (17) com 303 casos confirmados em 24 horas, recorde desde o início da pandemia na cidade.

O número de casos ativos também teve uma alta nos últimos dias, duplicando a média da semana anterior - passando de uma média de 960 para 2.019 casos ativos. Apesar do aumento preocupante, o número de casos fatais teve queda. Confira os gráficos.

Total semanal de casos confirmados em MaringáMédia semanal de casos ativos em MaringáTotal semanal de casos fatais em MaringáParâmetro geral de casos de Covid-19 em Maringá

Sobre o aumento de casos nos últimos dias, a prefeitura de Maringá afirmou que os principais motivos para o aumento tem sido o descuido da população em relação aos cuidados estabelecidos pelos decretos, além da realização de festas clandestinas em lugares isolados da cidade. O Dia de Finados também foi apontado como um dos fatores responsáveis pelo aumento de casos. O número baixo de casos teria feito com que a população perdesse o "medo" do vírus. 

Na manhã desta quinta-feira (19) a prefeitura realizou uma reunião com representantes da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), com participação do vice-presidente da Acim, Mohamad Ali Awada. Entre as decisões tomadas estão: 

  • formação de uma comissão específica para discutir ações da Covid;
  • aumentar a fiscalização em empresas - em especial bares e restaurantes, que não será mais de orientação, mas de punição para quem não cumprir as definições dos decretos municipais;
  • intensificar o trabalho conjunto entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar para impedir a realização de festas clandestinas;
  • sentar com prefeitos de Paiçandu, Sarandi e Mandaguaçu para a tomada de decisões conjuntas;
  • proibir bares e restaurantes de utilizar som ao vivo e telões neste final de semana. 

A prefeitura ainda sugeriu que os empresários, de modo espontâneo, fechassem as portas dos bares e restaurantes, ou que diminuíssem o tempo de expediente, neste final de semana. Para Mohamad Awada, a medida teria que ser tomada por decreto, o que ficou de ser avaliado. “Muitos empresários estão conscientes da gravidade do problema. Mas, não são todos. Quem fechar vai ser prejudicado por aqueles que abrirem”, justificou. 

Maringa.Com