BLACK FRIDAY

Procon e Vigilância Sanitária vistoriam comércio de Maringá

Objetivo é orientar sobre procedimentos de promoções, como a Black Friday, e prevenção contra o coronavírus

Procon e Vigilância Sanitária vistoriam comércio de Maringá
Uma base com a unidade móvel foi montada na praça Napoleão Moreira da Silva, no centro. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

O Procon e a Vigilância Sanitária começaram na manhã desta quinta-feira (19), uma operação para vistoriar o comércio de Maringá. Objetivo é orientar sobre procedimentos de promoções, como a Black Friday, e prevenção contra o coronavírus. Não foram aplicadas multas, só orientações. "Estamos nas ruas orientando os consumidores e fiscalizando o comércio para evitar e coibir abusos", explica o diretor do Procon, Geison Ferdinandi. 

Uma base com a unidade móvel foi montada na praça Napoleão Moreira da Silva, no centro. Fiscais saem dali e visitam lojas para verificar como está a exposição dos produtos, divulgação de promoções, indicação de preços das mercadorias, se há álcool em gel à disposição de clientes e funcionários, condições sanitárias do estabelecimento, medidas para evitar aglomeração, entre outras situações. 

Em caso de irregularidade, é entregue um auto de orientação. Gerentes recebem informações sobre procedimentos corretos. Fiscais retornarão nos dias seguintes para verificar se as medidas foram cumpridas. 

Casos mais comuns são de produtos expostos sem preços. Procon também alerta sobre sistemas de trocas. Mesmo que a loja fixe cartaz anunciando que não faz trocas, é obrigada a trocar se houver defeito. Por isso, o consumidor deve exigir que as informações e características dos produtos constem na nota fiscal. 

Promoção Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro. Muitas lojas aproveitam o apelo comercial e anunciam descontos semanas antes. O Procon orienta para evitar que os clientes caiam em golpes e fraudes. 

BANCO - Fiscais aproveitaram a mobilização e passaram numa agência bancária na avenida Brasil que tem reclamações de clientes sobre atendimento. O banco estava fechado porque um funcionário está com coronavírus. A equipe da agência foi dispensada para fazer o teste da doença e liberar o espaço para desinfecção do ambiente. 

O gerente foi orientado sobre correta disposição dos displays com álcool em gel e alertado que os clientes não devem ficar sem atendimento. Há outras três agências do banco  na cidade. Segundo o gerente, a agência retomará atendimento na próxima segunda-feira (23).

Prefeitura de Maringá