MULHER

‘Mais Mulheres no Poder’ avalia positivamente o resultado das eleições em Maringá

Das 15 cadeiras na Câmara Municipal, duas serão ocupadas por mulheres a partir de 2021

‘Mais Mulheres no Poder’ avalia positivamente o resultado das eleições em Maringá
Na atual legislatura, não há nenhuma mulher. - Foto: Divulgação

Criado neste ano para apoiar mulheres e pedir mais espaço para elas na política, o ‘Mais Mulheres no Poder’ de Maringá avaliou como positivo o resultado das eleições deste domingo (15). Das 15 cadeiras na Câmara Municipal, duas serão ocupadas por mulheres a partir de 2021 – na atual legislatura, não há nenhuma.

O ‘Mais Mulheres No Poder’ buscou dar formação política a elas. Além disso, entregou uma carta-compromisso aos 13 candidatos à Prefeitura. Doze assinaram, incluindo o prefeito Ulisses Maia (PSD), agora reeleito. No documento, dois pedidos: destinação de 4% do orçamento municipal para políticas envolvendo mulheres e 50% dos cargos do primeiro escalação para elas – uma divisão que busca paridade.

Uma das participantes do ‘Mais Mulheres’ é a jornalista Silvia Calciolari. Ela explica que o grupo seguirá com atividades e que irá cobrar Maia. “O movimento vai continuar atuando no sentido de cobrar suas principais propostas: a ocupação de 50% dos cargos do Executivo por mulheres, além da destinação de, pelo menos, 4% do orçamento na implementação de políticas de enfrentamento à violência contra mulher”, afirmou.

Em relação ao prefeito, ele assinou a carta mas disse que o secretariado será técnico. Em razão disso, o ‘Mais Mulheres’ pretende sugerir nomes ao chefe do Executivo municipal.

CBN Maringá