CULTURA

“Convite à Música” apresenta Duo Arte de piano a quatro mãos

O “Convite à Música” irá apresentar, nesta quinta-feira (17), às 21 horas, um espetáculo musical com o Duo Arte de piano a quatro mãos.

A apresentação será no Auditório Shizuko Miyamoto (Luzamor), com entrada gratuita.

O duo, formado há quatro anos, é integrado por Alexsander Ribeiro e Renata Bittencourt sob a constante orientação de Henriqueta Garcez Duarte e Daniela Tsi Gerber.

O projeto “Convite à Música” é uma parceria da Secretaria da Cultura de Maringá, do curso de Graduação de Música da UEM e da Fundação Luzamor.

Para a secretária da Cultura, Flor Duarte, “este é um dos principais projetos culturais implementados nesta administração, que vem recebendo grande destaque por atrair grupos de todo o Brasil”.

Os músicos do duo foram laureados na categoria de música de câmara do Concurso Latino Americano Rosa Mística, nas edições de 2003 e 2004; prêmio de melhor interpretação da música de Oswaldo Lacerda e prêmio especial de melhor interpretação de Mozart concedido pelo próprio Oswaldo.

A dupla marca presença freqüente em festivais, já participou de Oficinas de Música e Festivais de Música de Câmara de Curitiba, Festival de Música de Santa Catarina sob a orientação de Marcilda Cliss, Flávio Augusto, Ricardo Castro, Frank Braley, Estela Caldi, Ingrid Barankosky, José Henrique Martins e Almeida Prado.

Natural de Curitiba, Alexsander iniciou seus estudos aos sete anos de idade, aos 9 já se apresentava em público. Desde 2002 é orientado por Henriqueta Garcez Duarte, e desde então tem participado de diversos festivais, tais como XX, XXI, XXII, XXIII, XXIV Oficinas de Música de Curitiba; I, II Festivais José Penalva; I Festival de Música de Câmara de Curitiba; I Festival de Música de Santa Catarina (foi convidado a unir-se como jovem mentor); Foi selecionado como bolsista para o 37o.

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, ficando recluso por três semanas em prol do estudo.

Apresentou-se em “Concertos Didáticos” ministrados por sua professora na Sala Brasílio Itiberê, na sede da Secretaria do Estado da Cultura, Colégio Estadual do Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Estado do Paraná, Centro Feminino de Cultura, Cenáculo da Igreja da Nossa Senhora do Rosário, Sociedade de Cultura Artística (SC) e auditório Cláudio Santoro (SP).

Participa de atividades camerísticas, entre as quais: correpetição para diversos instrumentos, cantores, além de possuir um duo de piano a quatro mãos há quatro anos, um trio com flauta e violoncelo há um ano e um quarteto de cordas com piano em processo de formação de um quarteto de cordas com piano.

Já participou de master-classes/aulas com os professores: Marcilda Cliss, Martina Graff, Roberto Domingos, Felipe Hauser, Ricardo Castro, Frank Braley, Elza Guevara, Luís Carlos de Moura Castro, Maria Antonieta Wolf de Carvalho, Luiz Henrique Martins, Olga Kioun, Flávio Augusto, Luiz Senise, Viviane Taliberti, Manja Lippert, Marcelo Verzoni, Celina Szrwinsky, Richard Bishop e Jean-Louis Steurman.

Hoje cursa o 2º ano superior em Bacharelado de Piano na Escola de Música e Belas Artes do Estado do Paraná sob a orientação de Daniela Tsi Gerber, e tem atividades programadas para Santa Catarina, Paraná e Brasília.

Nascida em Curitiba, iniciou estudos de piano aos 11 anos, com Marilena Amalfi Voss.

O repertório era destinado à música popular.

Por dois anos estudou com Regina Matiosky e desde 2003 é orientada pela Professora Henriqueta Garcez Duarte (repertório erudito).

Participou de Oficinas de Música de Curitiba, além de master classes com pianistas renomados como Elsa Guevara (UR/Brasil) e Ricardo Castro (Brasil/ França), Frank Braley (França).

Obteve o Primeiro Prêmio no II Concurso Infanto-Juvenil de Piano da Associação Brasileira de Professores de Piano, em Julho de 2003.

Obteve o Primeiro Lugar no XXI Concurso Latino-Americano Rosa Mística, em outubro de 2003.

Obteve o segundo Lugar no concurso da ABPP, em julho de 2004.

Obteve segundo Lugar no Concurso Edna Habith em novembro/2005.

Foi Terceiro lugar no Concurso Nacional Yamaha (repertório popular) realizado em outubro/2004 no estado de São Paulo.

Executou peças eruditas em piano solo e piano a quatro mãos em Concertos Didáticos realizados no Auditório Brasílio Itiberê - Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em 2003 e 2004.

Apresentou recital solo no Museu Oscar Niemeyer promovido por Furnas Centrais Elétricas, em Curitiba, novembro/2004.

Fez recital solo na cidade de Chapecó (SC) em setembro de 2005.

Em Janeiro deste ano participou do Festival de Música de Santa Catarina sendo convidada para atuar como jovem mentora, auxiliando os músicos mais jovens.

Participou da Semana Beethoven que aconteceu em maio deste ano, com o exímio pianista Jonh O´Connor, membro da Royal Academy of Music de Londres, sendo uma das quatro pianistas brasileiras selecionadas para a master class.

Em julho deste ano participou do programa Furnas Geração Musical, sendo chamada para a etapa de recitais.

Foi uma das candidatas escolhidas para e etapa semi-final do Programa Prelúdio da TV Cultura de São Paulo, executando o Concerto n.3 de Kabalevsky sob regência do Maestro Júlio Medaglia (que será realizada em outubro).

Atualmente estuda com a professora Daniela Tsi Gerber no curso Superior de Instrumento (Bacharelado) na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).

Programação

Mozart, Wolfgang Amadeus

Grande Sonata para piano a quatro mãos K.v.521 em Dó Maior

-Allegro

-Andante

-Allegretto

Bruch, Max.

Capriccio op.2

Debussy, Claude

Petite Suite

-En Bateau

-Cortège

-Menuet

-Ballet

Lacerda, Osvaldo

Brasiliana nº 4.