CORONAVÍRUS

Setor de eventos maringaense pede mais flexibilização em decreto

Na semana passada foi publicado um novo decreto, liberando eventos com até 100 pessoas a partir do dia 28 deste mês.

Setor de eventos maringaense pede mais flexibilização em decreto
Empresários realizaram velório simbólico para o setor. - Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Último decreto publicado pela Prefeitura de Maringá libera eventos para até 100 pessoas a partir do próximo dia 28. Empresários querem que a liberação seja com base na capacidade do local, no modelo adotado para igrejas.

No dia 17 de agosto, a Prefeitura Municipal liberou eventos com até 30 pessoas, mas as empresas alegam que não compensa financeiramente fazer um evento tão pequeno assim. Na semana passada, após revisão de proposta, foi publicado um novo decreto, liberando eventos com até 100 pessoas a partir do dia 28 deste mês.

Para os empresários, ainda não é suficiente. Rony Guimarães diz que as empresas e os profissionais autônomos que atuam na cadeia dos eventos querem a mesma regra aplicada a outros setores como restaurantes e igrejas: um percentual sobre a capacidade do local.

“Nós queremos isonomia, em um termo mais fácil: igualdade. Se um restaurante pode funcionar a 50%, nós queremos 50% também para os eventos. (…) Se uma igreja pode funcionar com X porcento, por que um teatro e um cinema não? Essa é a pergunta.”

O setor de eventos movimenta uma cadeia muito extensa de empresas e profissionais do buffet, ao aluguel de carro, tendas e roupa, fotos, assessoria. Mas a Michele Nava é profissional autônoma. Ela faz pizzas para festas familiares, principalmente em condomínios e está praticamente sem renda. “A gente fica sem trabalhar”, lamenta.

Nesta terça-feira (22), os empresários do setor protestaram em frente à prefeitura. Uma noiva de luto puxou um cortejo fúnebre e um caixão simbolizou a morte do setor. Ao som de palavras como “abandonados” e “descaso” os manifestantes contornaram o Paço Municipal e fizeram muito barulho em uma das entradas, bem abaixo dos gabinetes dos gestores.

RETORNO – Em nota a assessoria de imprensa informou que: “O decreto 1360/2020 liberou eventos para até 100 pessoas, a partir do dia 28 de setembro, seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus. A Prefeitura de Maringá continua monitorando a situação da pandemia no município, realizando estudos para garantir tanto a segurança do cidadão, quanto para atender os interesses do setor”.

CBN Maringá