TRAGÉDIA

Bombeiros do Paraná iniciam combate a incêndio no Pantanal nesta quinta-feira (17)

Além dos militares, também foram enviados sete caminhões-pipa para colaborar no combate às queimadas na região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul

Bombeiros do Paraná iniciam combate a incêndio no Pantanal nesta quinta-feira (17)
O grupo chegou a Corumbá nesta quarta-feira (16) para reforçar as equipes que controlam os focos de incêndio no Pantanal. - Foto: Gilson Abreu/AEN

Os 31 bombeiros militares enviados pelo Paraná ao Mato Grosso do Sul iniciam amanhã (17) os trabalhos de combate às chamas. O grupo chegou a Corumbá nesta quarta-feira (16) para reforçar as equipes que controlam os focos de incêndio no Pantanal.

Mais oito bombeiros foram enviados pelo Governo do Paraná hoje. Além dos militares, também foram enviados sete caminhões-pipa para colaborar no combate às queimadas na região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

“É um momento muito difícil para o Brasil, de uma seca muito severa. E no Pantanal, pelo volume das queimadas, a situação é ainda mais crítica”, afirmou o governador Ratinho Junior (PSD).

Ele destacou que o auxílio momentâneo não vai prejudicar as ações do Corpo de Bombeiros dentro do Paraná. O planejamento inicial prevê 15 dias de atuação no Mato Grosso do Sul, período que pode se estender dependendo da necessidade.

“Há um planejamento em andamento e nenhum município paranaense ficará descoberto. Também estamos passando por um período de pouca chuva, a estiagem mais grave dos últimos anos, e precisamos sempre estar atentos”, disse Ratinho Junior.

Os caminhões-pipa servirão como suporte para as sete caminhonetes 4×4 que já estão em Corumbá, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes.

Segundo ele, ficarão responsáveis por armazenar e levar água até os veículos menores, transformando as viaturas em um pequeno caminhão de combate a incêndio florestal. Cada caminhão-pipa tem capacidade para transportar 6 mil litros de água.

“São esses caminhões que vão abastecer as caminhonetes com água. Equipamentos que ficarão à disposição de bombeiros experientes, acostumados a atuar neste tipo de situação”, acrescentou o comandante.

Os bombeiros do Paraná também contam com equipamentos especializados como abafadores, enxadas e mochilas. Um drone também ajudará na localização dos pontos de incêndio.

Paraná Portal