EMPREGO

Entrevista online tem sido a solução para empresas contratarem durante a pandemia

Profissionais do setor de RH relatam como tem sido a adaptação e experiência do processo seletivo em meio ao coronavírus

Entrevista online tem sido a solução para empresas contratarem durante a pandemia
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, cerca de 89% dos colaboradores do setor de RH esperavam um grande impacto nas contratações durante a pandemia. - Foto: Reprodução

Durante a pandemia, candidatos em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho têm se adaptado com as entrevistas por meio de videoconferência. Uma boa iluminação, ambiente silencioso, internet estável e cenário neutro passam a ser mais algumas preocupações ao participar de uma entrevista virtual. Essa adaptação foi fundamental para que a oportunidade de garantir um emprego prevalecesse.  

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, cerca de 89% dos colaboradores do setor de RH esperavam um grande impacto nas contratações durante a pandemia. Juliana Coelho, diretora da agência Enjoy Consultoria, afirmou que no início da pandemia, em março, todas as vagas de Maringá haviam sido canceladas. No entanto, as atividades foram retomadas em maio – seguindo todos os protocolos do município – e o trabalho só tem crescido a cada dia. "A contratação está a todo vapor, batemos o recorde de número de vagas abertas em toda a história da Enjoy" relata. 

Ainda de acordo com Juliana, a Enjoy já realizava entrevistas virtuais devido à demanda em nível nacional e com a pandemia do Coronavírus, a atividade online tem sido cada vez mais frequente. 

Para Eniceia Silva, psicóloga e diretora da empresa de RH Potencial Humano, a adaptação do serviço em tempos de pandemia foi simples graças à plataformas como Zoom, Google Meet e até mesmo o WhatsApp. "Para pessoas com pouca habilidade digital uso mais as chamadas de vídeo do WhatsApp. Em outros casos acabei optando por Zoom ou Meet. Depende o que a pessoa tem ou sente-se mais confortável em utilizar". 

As quatro empresas que Eniceia atende já divulgavam suas vagas na seção de empregos do portal, e ela afirma que não houveram novos investimentos para a adaptação neste período. "Nesse momento o Maringa.Com está sendo ainda mais importante para a procura de candidatos", afirma.

Em relação à entrevista, Eniceia afirma que tudo é avaliado na videoconferência. Áudio, iluminação, ambiente e outros fatores determinantes. "Normalmente os candidatos levam a sério [a videochamada]. Procuram estar em um ambiente isolado, iluminado, sem barulho e sozinhos". 

VAGAS No período de pandemia entre março e agosto, o Maringa.Com registrou no mês de abril o pior índice, com apenas 698 novas vagas disponíveis, uma queda de cerca de 61,58% em relação ao mês de março, que registrou 1.817 novas  vagas. O número foi aumentando ao passar dos meses e atualmente agosto soma mais de 1,9 mil novas vagas disponibilizadas.

Em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho? Acesse Empregos e candidate-se gratuitamente a diversas vagas de setores variados em Maringá e região sem sair de casa.

Maringa.Com