FERIADO

Confira o que abre e fecha neste sábado (15), feriado em Maringá

No dia 15 de agosto é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Glória, padroeira de Maringá

Confira o que abre e fecha neste sábado (15), feriado em Maringá
Confira o que abre e o que fecha na cidade.  - Foto: Instagram @maringacom

Neste sábado, 15 de agosto, é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Glória, padroeira de Maringá. Devido ao feriado e com base em decretos municipais, aplicam-se as mesmas regras estabelecidas para os domingos. Com isso, algumas atividades não funcionarão neste fim de semana. Confira o que abre e o que fecha na cidade. 

SUPERMERCADOS, AÇOUGUES E PEIXARIAS – Neste sábado (15), os mercados, supermercados, mercearias, hortifrutigranjeiros, casas de massas, produtos naturais, açougues, peixarias e quitandas funcionam no horário aplicado aos domingos: das 8 às 13 horas (decreto municipal nº 1.004/2020). 

PADARIAS – As padarias, confeitarias e similares funcionam em todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. O horário permitido é das 7 às 22 horas. Delivery, drive thru e retirada no balcão são permitidos no mesmo horário.

ALIMENTAÇÃO – Restaurantes, lanchonetes, bares, petiscarias, food trucks, sorveterias, cachorro-quente, ambulantes, disque-bebidas, lojas de conveniência e entre outros serviços de alimentação, atendem das 8 às 22 horas neste feriado. O delivery, o sistema de take and go (retirada no balcão) e drive thru devem acompanhar o mesmo horário.

FEIRA-LIVRE – A Feira do Produtor, no estacionamento do Estádio Willie Davids, não funcionará neste sábado, devido ao feriado municipal. Normalmente, a feira ocorre das 6 às 11 horas (decreto municipal nº1.057/2020).

SHOPPINGS – Os shoppings não funcionam neste sábado (15), em Maringá. Um decreto municipal com medidas para tentar conter o avanço da covid-19 proíbe a abertura desses estabelecimentos na cidade. Shoppings só podem abrir de segunda a sexta-feira, das 11 às 22 horas.

COMÉRCIO – A mesma regra vale para o comércio de rua, que só pode funcionar de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Portanto, neste sábado, Dia de Nossa Senhora da Glória, esses estabelecimentos estarão fechados em Maringá.

SALÕES DE BELEZA E BARBEARIAS – Seguindo as mesmas regras aplicadas aos domingos, salões de beleza e barbearias também estarão fechados neste sábado em Maringá. Conforme decreto municipal, normalmente, esses estabelecimentos abrem de segunda a sábado, das 9 às 19 horas. 

LOTÉRICAS – As lotéricas, que funcionam das 8 às 12 horas aos sábados – segundo o decreto municipal nº 1.004/2020 -, não abrirão neste feriado, 15 de agosto. 

PET SHOPS – Neste sábado (15), os pet shops de Maringá estarão fechados. Normalmente, pelo decreto municipal nº 1.057/2020, esses estabelecimentos podem funcionam aos sábados, das 8 às 12 horas, apenas para a venda de ração e medicamento.

CLÍNICAS – Clínicas e consultórios médicos, odontológicos, fisioterapia, psicologia e transtorno do espectro autista também estarão fechados neste sábado (15), feriado municipal.

LAVA JATO – Os lava jatos, que funcionam das 9 às 17 horas aos sábados, também estarão fechados neste feriado, Dia de Nossa Senhora da Glória.

OFICINAS – Oficinas, auto center, auto peças, auto elétricas e similares, estão proibidos de funcionar no fim de semana. Esses estabelecimentos abrem apenas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

ACADEMIAS – O mesmo vale para as academias de ginástica e de condomínio, escolas de natação, artes marciais, danças e afins, piscinas terapêuticas e estúdios de pilates, que estão proibidos de funcionar no fim de semana. Esses estabelecimentos abrem apenas de segunda a sexta-feira, das 6 às 21 horas.

ESCRITÓRIOS – Escritórios em geral (administrativos, de advocacia, contabilidade, publicidade entre outros), também não podem abrir no fim de semana, por determinação de decreto municipal. Esses estabelecimentos funcionam apenas de segunda as sexta-feira, das 8 às 17 horas.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – Os prestadores de serviços em geral (empresas ou profissionais autônomos), também estão proibidos de funcionar no fim de semana, exceto para atendimentos emergenciais. Essas atividades são permitidas apenas de segunda a sexta-fiere, das 8 às 17 horas. 

PAÇO MUNICIPAL – O Paço Municipal, como de rotina, estará fechado neste sábado (15). O expediente retornará na segunda-feira (17).

PARQUES – Os parques de Maringá: Parque do Ingá, Parque do Japão e o Alfredo Nyffeler, permanecem fechados desde o início da pandemia da covid-19. 

MISSAS – Neste sábado, as missas serão celebradas às 9h30 e 19h30, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. A Santa Missa das 9h30 terá restrição de público, com distribuição de convites, pois será a celebração em que Dom Severino Clasen tomará posse como Arcebispo de Maringá. Às 19h30 a Santa Missa será aberta ao público, sem necessidade de convites, mas com restrição de lugares por causa da pandemia. 

No domingo (16), as celebrações serão realizadas às 9h30 e 18h00, abertas ao público, mas com restrição de lugares. A novena da Padroeira está sendo celebrada todos os dias às 18h30, pelas redes sociais da paróquia da Catedral de Maringá. 

Todas as demais paróquias da Arquidiocese de Maringá também irão celebrar a solenidade de Nossa Senhora da Glória. Os horários das celebrações podem ser consultados nas redes sociais de cada comunidade paroquial.

GMC Online