DOAÇÃO

Banco de Leite Humano do Hospital Universitário precisa de doadoras

O Agosto Dourado tem como objetivo destacar a importância da doação de leite

Banco de Leite Humano do Hospital Universitário precisa de doadoras
O banco atende vários hospitais e o leite coletado alimenta de 100 a 150 recém-nascidos por mês. - Foto: Divulgação UEM

Estamos na Semana Mundial e Semana Municipal da amamentação. E o Paraná dedica o mês inteiro ao tema, o Agosto Dourado. A data é uma forma de lembrar a importância da doação de leite. Na pandemia, muitas mães deixaram de doar e os estoques diminuíram. Em Maringá, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário fez uma campanha recentemente e conseguiu elevar os estoques.

Mas os níveis não atingiram ainda o necessário. O banco atende vários hospitais e o leite coletado alimenta de 100 a 150 recém-nascidos por mês. São bebês prematuros que estão em UTIs neonatais, como explica a enfermeira Beatriz Genovez Tavares, responsável pelo Banco de Leite Humano da HUM.

“A gente sempre tem uma demanda grande, para que a gente atenda essa demanda de uma forma razoável, onde a gente consiga encaminhar a quantidade de leite que o bebês precisam a gente precisaria coletar em torno de 300 litros por mês. No último mês a gente fechou na faixa dos 200 […]. Hoje a gente já deu uma melhorada por conta da campanha, mas esse leite está sendo pasteurizado e ainda vai demorar um pouquinho para ficar pronto, porque o leite passa por análises, por uma série de questões antes de ser liberado […]. A doadora consegue doar algum tempo, são raros os casos em que a doadora fica meses doando, algumas doam algumas semanas, outras um mês só porque o nenê da mãe tem uma hora que consegue dar conta, então a gente precisa de novas doadoras”, disse a enfermeira.

O contato com o Banco de Leite Humano pode ser feito pelo telefone (44) 3011-9174 ou pelo WhatsApp (44) 99720-5237.

CBN Maringá