TRÂNSITO

Nova avenida desafoga trânsito no centro de Maringá

O tráfego de veículos na área central de Maringá foi alterado desde o começo da noite do último domingo, quando foi inaugurada a avenida Horácio Raccanello Filho, construída sobre a laje do túnel ferroviário.

Pelas estimativas da Secretaria Municipal dos Esportes e Lazer, a festa de inauguração atraiu oito mil pessoas à avenida.

De acordo com estatística da Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) a nova avenida já absorve cerca de 20% do número de veículos que circulam diariamente pelas vias paralelas mais próximas, desafogando o trânsito principalmente nas avenidas Brasil, Joubert de Carvalho, Tamandaré e João Paulino Vieira Filho.

“Apesar de ainda não fazer completamente a ligação leste-oeste da cidade, a avenida já é utilizada por muitos motoristas que cruzam o centro no sentido entre as avenidas Pedro Taques e Paraná, tornando uma excelente alternativa para desviar do trânsito central”, observa o secretário dos Transportes, Valdir Pignata.

Seghundo o diretor-presidente da Urbamar, Fernando Camargo, mesmo depois de ser entregue à população, a avenida tem continuidade em suas obras complementares.

“Já nesta semana tem início o trabalho para deslocamento da linha férrea e rebaixamento da contenção do lado norte da cidade, para a futura construção da via expressa ao lado da Zona 10”, assegura.

As duas vias marginais aos trilhos ferroviários vão ligar o cruzamento das avenidas Horácio Raccanello Filho e Pedro Taques à Avenida Tuiuti, recebendo quatro viadutos no trajeto.

Pmm