TURISMO

Maringá estará presente em exposição que apresenta o novo normal no setor de eventos

A Expo Retomada está programada para ocorrer dias 13 e 14 de outubro, no São Paulo Expo

Maringá estará presente em exposição que apresenta o novo normal no setor de eventos
A transmissão será pelo Youtube da Promoview e demais entidades parceiras. - Foto: Divulgação

Pensando na retomada do setor de eventos, diversos protocolos sanitários e de segurança foram criados elencando principais mudanças que o setor deverá adaptar. Como funcionarão, na prática, essas medidas? Como serão aplicadas ao ‘novo normal’ as normas sanitárias e de segurança? Responder a essas perguntas é o objetivo da Expo Retomada, programada para ocorrer dias 13 e 14 de outubro, no São Paulo Expo. Maringá estará presente no evento representado por diretores do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, 

A Expo Retomada foi pensada com o conceito de apresentar, na prática, aos organizadores de eventos como os protocolos de higiene e de segurança serão aplicados na realização de um evento.

De acordo com o co-organizador da Expo Retomada e diretor da Live Marketing consultoria, Paulo Octávio Almeida, a insegurança das pessoas é o principal inimigo dos eventos neste momento, além da aglomeração, que virou sinônimo de aumento na contaminação. Mas Paulo explica que eventos corporativos em específico não compartilham dessa premissa. “Eventos corporativos não geram aglomeração. São eventos onde os participantes são identificados e o acesso é bastante controlado pelos organizadores. Além disso, o objetivo de um congresso ou uma feira de negócios, por exemplo, é diferente de um evento de entretenimento”, disse.

Segundo ele, a melhor forma de quebrar a corrente da insegurança é fazer as pessoas vivenciarem o que deve ser o novo normal da realização dos eventos. “Vamos apresentar aos organizadores como serão aplicadas as novas regras previstas nos protocolos. Desde como funcionará a disposição das cadeiras no local, até a identificação dos participantes sem crachá, por exemplo. Tudo isso com o intuito de criar segurança nos organizadores com relação ao que deve ser feito em um evento daqui para frente. Com isso, eles repassarão essa segurança aos seus clientes e público”.

A presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Maria Iraclézia de Araújo, destaca que um evento como a Expo Retomada mostra o quanto o setor está em constante inovação e movimento, e o quanto é possível mudar e se adaptar no mercado de eventos. “Esse evento mostra como somos dinâmicos para se adaptar às novas realidades, tentando passar mais segurança para nosso público e nossos clientes. Mas acima de tudo mostra o quão conectado com as inovações nosso setor está. Com certeza vai trazer muitas tendências e novos cenários para o mercado de eventos, mas principalmente novas possibilidades”, destacou.

NOVO NORMAL – O que será o novo normal no mercado de eventos durante e pós-pandemia? Paulo Octávio destaca que esse conceito englobará as novas regras sanitárias e a potencialização do uso da tecnologia. Segundo ele, a pandemia forçou o uso de ferramentas tecnológicas que já existiam, como transmissão ao vivo de eventos e credenciamento totalmente online por meio de aplicativos, por exemplo. Mas ele afirma que a interação entre pessoas fisicamente não deixará de existir, além de os eventos serem fundamentais para a economia.

“Eventos são indutores de negócios, como exemplo o lançamento de novos produtos, novas técnicas, novas tendências, a partir daí negócios são gerados e a economia gira. Eventos são uma fonte extremamente poderosa para a retomada das atividades econômicas. Sabemos que os eventos tem essa função, e a Expo Retomada visa treinar quem organiza eventos e mostrar claramente como será o novo normal. A tendência é ver as pessoas organizarem seus eventos com toda a segurança necessária, utilizando de ferramentas tecnológicas que até já existem, mas que agora precisam ser aplicadas para o bem comum”, disse.

Sobre a retomada dos eventos, Paulo Octávio enfatiza que “os eventos vão, sim, retornar. Isso não há dúvidas. A pergunta agora é: quando? Afinal, é natural do ser humano interagir, mas, a partir de agora, cumprindo todas as medidas de higiene e segurança”.

LANÇAMENTO – A primeira etapa da Expo Retomada será realizada no dia 12 de agosto de forma híbrida e gratuita. A transmissão será pelo Youtube da Promoview e demais entidades parceiras. Uma equipe formada por profissionais voluntários especializados em feiras e congressos foi formada para organizar os painéis que contarão com debates e palestras. Participarão representantes das principais entidades do setor de eventos, autoridades e convidados que se debruçarão sobre os temas propostos, visando trazer mais esclarecimentos para esse momento confuso que o mercado enfrenta.

Maringá e Região Convention & Visitors Bureau