ECONOMIA

Setor de eventos afirma que medidas contra coronavírus afetam o mercado

A transmissão do vírus Covid-19 tem mudado a rotina de todas as cidades a fim de evitar a sua propagação.

Setor de eventos afirma que medidas contra coronavírus afetam o mercado
Em Maringá e todo o país, cancelamento de festas, shows e demais atividades podem acarretar um efeito dominó e o setor de eventos exige suporte. - Foto: azerbaijan_stockers/Freepik

A principal medida adotada pelo país é evitar a aglomeração de público, incluindo fechar cinemas, cancelar gravações de novelas e até mesmo programas de auditório sem platéia. No Paraná, o governador suspendeu eventos com aglomeração com mais de 50 pessoas. Diante deste cenário, em Maringá, o mercado de evento tem sofrido grandes prejuízos, pois, o cancelamento de shows, formaturas, casamentos e demais festividades particulares geram uma reação em cadeia na economia.

O setor de hotelaria já tem sentido os impactos da suspensão de eventos e viagens. De acordo com o Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, o Hotel Metrópole já contabiliza 200 diárias a menos apenas em março, sem contabilizar o cancelamento de jantares e eventos. No Golden Ingá, um evento com duração de 3 dias com um grande volume de público incluindo alimentação e hospedagem, também foi cancelado. Os hotéis Avalon, Deville, Nóbile Suítes e Ibis Budget também registraram queda na taxa de ocupação e muitos cancelamentos, tanto de eventos quanto de diárias de hospedagens.

“O fato de estarmos hoje preocupados com a prevenção vai nos dar vantagens posteriormente, no entanto as empresas precisam de respaldo para superar o impacto do momento, linhas de crédito, diminuição de custos tributários, tudo para as empresas conseguirem superar esse ‘furacão’ no mercado”, afirma a superintendente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Yara Linschoten

UEM – Após o decreto do Governo do Estado, a Universidade Estadual de Maringá adiou todas as cerimônias de colação de grau. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (17) a partir da decisão do Comitê de Monitoramento e Controle de Propagação do Coronavírus da UEM. “A colação é um momento muito importante para o formando. É um momento de festividade e é claro que eles querem compartilhar esse momento com familiares e amigos. Então, após reunião com o comitê, decidimos cancelar e remarcar as solenidades” afirma Giselle Moraes e Silva, Assessora de Cerimonial da instituição.

Ricardo Dias Silva, vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá, ressalta que os alunos que precisarem do certificado de graduação, devem solicitar uma colação de grau antecipada e sem custos ao graduando sujeito a análise do comitê técnico. Dias esclarece também que as colações serão remarcadas após esse cenário que o Estado do Paraná vem passando.

ABRAPE SE MANIFESTA – A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos divulgou no último sábado (14) um comunicado oficial destacando os prejuízos sofridos pelo setor afirmando englobar mais de 150 empresas de entretenimento que representam 70% do PIB de shows do Brasil, composta por milhares de colaboradores.

“Compreendemos e respeitamos as medidas de restrições de aglomeração de público por todo o País, considerando que essa é uma medida importante para conter a propagação do vírus. Entretanto, enxergando o efeito colateral dessas medidas, exortamos o poder público para que o que o uso de tais restrições seja feito com responsabilidade e prudência, especialmente no sentido de limitar ao mínimo possível a abrangência espacial e temporal das suspensões de eventos” declararam em nota.

A ABRAPE ainda afirma que “diferimento tributário, compensações fiscais e linhas de crédito subsidiadas para permitir que o setor resista a esse momento difícil são exemplos de medidas que podem ajudar a impedir que essa pandemia sanitária não se transforme também em uma tragédia para o meio empresarial”.

SERVIÇOS – A programação municipal de Maringá, também foi cancelada. Confira a lista acessando Eventos.

Maringá.com