EMPREGO

Veja dicas do que fazer quando se está desempregado há muito tempo

Algumas iniciativas durante o período sem emprego podem fazer toda a diferença no currículo e desenvolvimento pessoal

Veja dicas do que fazer quando se está desempregado há muito tempo
Não perca tempo e se dedique a cursos, capacitações e demais atividades para conseguir oportunidades. - Foto: Rawpixel/Freepik

Quem está há um longo tempo longe do mercado de trabalho sabe como é estressante a busca por uma nova oportunidade. Porém, o período de desemprego pode permitir um maior investimento de tempo em cursos, capacitações e demais atividades para deixar o currículo mais completo. 

SEJA SINCERO – É fundamental ser sincero em relação a períodos trabalhando e principalmente sobre o período sem trabalho. Falar sobre demissões não é agradável mas isso não é motivo para que o recrutador não simpatize com seus requisitos. Explique sua dispensa sem falar mal da antiga empresa. Diga algo interessante que tenha realizado e destaque resultados que tenha alcançado. 

NÃO FIQUE PARADO – Divida o tempo entre buscar oportunidades de emprego e fazer cursos gratuitos. Sites como Fundação Bradesco e Udemy oferecem cursos onlines e gratuitos com certificado em diversos setores. Gramática, informática, sutoconhecimento e cursos de Pacote Office são ótimas alternativas para incluir no currículo. Professores, consultores e colegas são ótimas fontes de indicação. Mantenha sua rede de contatos sempre próxima.

JOBS E TRABALHO VOLUNTÁRIO – Busque por atividades autônomas como vendas ou aulas particulares. Além de gerar renda, essas atividades o colocam em contato com diversas pessoas, aumentando as chances de ser recomendado por alguém ou ficar por dentro das ofertas de emprego no mercado. O trabalho voluntário também pode ser uma boa ideia. Embora não seja remunerado, ele traz recompensas pessoais e também rende novos contatos e novas experiências para o currículo.

SERVIÇO – Buscar oportunidades de emprego durante a pandemia realmente não é uma atividade fácil, mas é possível. Acesse Empregos e se candidate às oportunidades que considera adequadas para sua área.

Maringá.com