16/07/2020 15:37

EDUCAÇÃO

Necessidade de trabalhar e desinteresse nos estudos são principais motivos para abandono escolar

Dos quase 50 milhões de jovens de 14 a 29 anos do País, aproximadamente 20,2% não completaram alguma das etapas da educação básica

Necessidade de trabalhar e desinteresse nos estudos são principais motivos para abandono escolar
Precisar trabalhar foi o motivo apontado por metade dos homens nessa faixa de idade para terem abandonado os estudos ou nunca frequentado a escola, e a falta de interesse a justificativa de 33,0%. - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Necessidade de trabalhar, desinteresse e gravidez são os principais motivos que levam jovens brasileiros a abandonarem os estudos. Dos quase 50 milhões de jovens de 14 a 29 anos do País, aproximadamente 20,2% não completaram alguma das etapas da educação básica. São 10,1 milhões nessa situação, entre os quais 58,3% homens e 41,7% mulheres. Destes, 71,7% eram pretos ou pardos e 27,3% eram brancos. Esses são alguns dados do segmento Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que traça um cenário do setor educacional em 2019.

Precisar trabalhar foi o motivo apontado por metade dos homens nessa faixa de idade para terem abandonado os estudos ou nunca frequentado a escola, e a falta de interesse a justificativa de 33,0%. A inexistência de escola, vaga ou turno desejado na localidade foi a razão de 2,7% e apenas 0,7% alegaram afazeres domésticos para ausência à escola. Já entre as mulheres, a falta de interesse ser a principal razão (24,1%) fica bem próxima da necessidade de trabalhar e da gravidez (ambas com 23,8%), seguidas por afazeres domésticos (11,5%).

A necessidade de trabalhar foi a principal razão alegada por jovens de todas as regiões, sendo que no Sul (48,3%) e no Centro-Oeste (43,1%) as taxas são maiores e no Nordeste, menor (34,1%). Já o não interesse em estudar foi o segundo principal motivo informado, sempre acima de 25%, com destaque para o Nordeste, com 31,5%.

“Esses dois principais motivos somados alcançam cerca de 70% desses jovens, independentemente da região, e sugerem a necessidade de medidas que incentivem a permanência dos jovens na escola. A taxa de analfabetismo no país (6,6%) está em queda constante, atingindo quase à universalização do ensino. Mas elevar o nível de escolarização até a conclusão do ensino médio ainda parece ser um desafio”, comenta a analista da pesquisa Adriana Beringuy.

Segundo a pesquisadora, no caso das mulheres, a gravidez como motivo de evasão escolar é também um importante ponto a ser observado pelas políticas públicas. “Com relação a essa temática temos o Sul com um índice bem menor (6,4%), sendo quase a metade da região com o maior índice, que é o Norte (12,7%)”, ressalta.

A passagem do ensino fundamental para o médio é crucial em termos de abandono escolar. O percentual de jovens que parou de estudar a partir dos 15 anos é quase o dobro do das faixas etárias anteriores. Até os 13 anos, cerca de 8,5% abandonam os estudos. Aos 14 anos, a taxa é de 8,1%, mas, aos 15 anos, sobe para 14,1% e, aos 16, para 17,7%, chegando a 18,0% aos 19 anos ou mais.

“É fundamental que se encontre formas de tornar a educação mais atrativa e formas de se possibilitar que o jovem concilie os estudos com o trabalho nas idades mais elevadas, que as políticas públicas compreendam o que se passa com o jovem nessa faixa etária entre 15 e 19 anos para que ele seja compelido a abandonar a escola”, ressalta Beringuy.

O padrão etário se mantém semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda. Em termos regionais, porém, há algumas diferenças. O abandono escolar precoce (até os 13 anos) foi mais acentuado no Norte (9,7%), no Nordeste (9,0%) e no Sudeste (8,7%). Já aos 14 anos, o Sudeste manteve um percentual de abandono semelhante ao da faixa mais nova e o Sul se destacou com 9,9% de saída da escola.

Por outro lado, o marco dos 15 anos, acontece em todas as regiões, sendo bem expressivo no Sul (16,3%), no Sudeste (14,9%) e no Nordeste (13,9%). Entre 16 e 18 anos, Norte e Nordeste exibiram percentuais de abandono entre 14,0% e 16,4%, saltando para, respectivamente, 26,6% e 22,2% aos 19 anos ou mais.

“Essa maior saída tardia da escola deve, provavelmente, estar associada a um esforço desses jovens para recuperar o atraso educacional”, ressalta Marina Fortes Águas, analista do IBGE.

Pelos dados de 2019, o atraso ou abandono escolar atinge 12,5% das crianças e adolescentes de 11 a 14 anos e 28,6% dos adolescentes de 15 a 17 anos. Já entre os jovens de 18 a 24 anos, quase 75% estavam atrasados ou abandonaram os estudos, sendo que 11,0% estavam atrasados e 63,5% não frequentavam escola e não tinham concluído o ensino obrigatório.

Ensino integrado com técnico ou magistério tem mais jovens de cor branca

Visto como uma das alternativas para tornar o ensino médio mais atrativo, o ensino técnico ainda chega a poucos. Em 2019, no Brasil, dos 9,3 milhões de estudantes do ensino médio (regular ou da Educação de Jovens e Adultos - EJA), apenas 7,1% frequentavam curso técnico de nível médio ou o curso normal de nível médio para formação de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O percentual apenas em cursos técnicos de nível médio (6,6%) foi estatisticamente semelhante ao percentual de 2018 (6,2%).

O percentual de pessoas brancas que frequentavam o ensino médio integrado com habilitação técnica ou curso normal (7,8%) era maior do que o de pessoas pretas ou pardas (6,6%). Com relação ao sexo, não há diferença entre os percentuais.

O que cresceu entre 2018 e 2019 foi a busca por qualificação profissional. Em 2019, dos quase 171 milhões pessoas de 14 anos ou mais, 15,6% (26,7 milhões) já haviam frequentado algum curso de qualificação profissional, 2,5 pontos percentuais a mais que em 2018 (13,1%).

No entanto, a frequência em cursos de qualificação profissional cresce à medida que aumenta o nível de instrução. Entre as pessoas sem instrução ou com até o ensino fundamental completo, 7,4% haviam frequentado tais cursos em algum momento do passado. Entre as pessoas como ensino médio incompleto até o superior incompleto, foi cerca de 20,9% e entre aqueles com o ensino superior completo, o percentual alcançou 25,8%.

IBGE

Notícias Relacionadas

UEM

Mudi UEM desenvolve jogos de educação não formal para estudantes em isolamento

O planejamento das estratégias e o desenvolvimento das atividades, buscam conscientizar e informar adequadamente sobre a pandemia de Covid-19.

ENEM

Ministério da Educação adia o Enem 2020

As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

PROJETO

Exame de Educação Básica pode ser alternativa para ingressar na faculdade

Últimas Notícias

CORONAVÍRUS

Boletim do Covid-19 (coronavírus) em Maringá

Confira a atual situação de Maringá, Sarandi e Paiçandu em relação ao Covid-19

PROUNI

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni seguem até o dia 30 de setembro

Ao todo, serão ofertadas cerca de 90 mil bolsas que não foram ocupadas no decorrer do processo seletivo regular

ANIMAIS

Polícia ambiental resgatou mais de 2 mil aves no primeiro semestre de 2020

Na comparação com o mesmo período do ano passado, as apreensões de mamíferos aumentaram 7,3% e as de répteis e aves caíram 54,3% e 3,4%, respectivamente

TRÂNSITO

Semana Nacional de Trânsito começa nesta sexta-feira (18) em todo o país

Tema deste ano é "Perceba o risco, proteja a vida"

GREVE

Em terceiro dia, greve paralisa 100% do transporte urbano e metropolitano de Maringá

Nova audiência de conciliação na Justiça do Trabalho está agendada para esta sexta-feira (18)

ELEIÇÃO

Confira as medidas de segurança estabelecidas para as eleições municipais de 2020

Uso de máscaras será obrigatório para eleitores e mesários nas Eleições 2020

EVENTO VIRTUAL

Evento online arrecada doações para ONG de animais abandonados em Maringá

Programação especial do Catuaí Trends 2020 com enfoque em moda, comportamento e solidariedade começa no dia 22 pelo Instagram e Facebook do shopping

SUSTENTABILIDADE

Plástico retirado dos oceanos do Paraná será transformado em brinquedo

ONG vai distribuir brinquedos feitos de plástico retirado dos oceanos do Paraná

ELEIÇÃO

Auxílio-alimentação para mesários será de até R$ 40

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (15)

PESQUISA

Estudos apontam soluções para retomada econômica do Paraná

Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação prevê investimento da ordem de R$ 60 milhões, para quatro eixos estratégicos e 12 programas

RANKING

CAP da UEM conquista liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Colégio alcançou, na cidade, o primeiro lugar no ensino médio

TRAGÉDIA

Bombeiros do Paraná iniciam combate a incêndio no Pantanal nesta quinta-feira (17)

Além dos militares, também foram enviados sete caminhões-pipa para colaborar no combate às queimadas na região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul

IRREGULARIDADES

Ministério Público do Paraná cumpre mandado de busca e apreensão em escritório de Ricardo Barros

De acordo com o Gaeco, a investigação é sobre fraudes na contratação de energia eólica, tendo início com base em informações da colaboração premiada da Operação Lava Jato

UEM

UEM terá único laboratório do interior do Paraná para estudo de vacinas virais

Além de contribuir para o controle de doenças infecciosas, como a Covid-19, o laboratório NB3 permitirá a prestação de serviços ao setor privado

GREVE

Greve no transporte coletivo de Maringá tem início nesta quarta-feira (16)

Dirigentes do Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar) estão entregando panfletos no Terminal Intermodal, desde segunda-feira (14), a respeito da greve do transporte coletivo

EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ NO CARTÃO DE CREDITO.

Dinheiro na hora, Passe o cartão e sai com dinheiro. Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whats. Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ.


A combinar

Empréstimo em Maringá

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Empréstimo em Maringá

Dinheiro na hora, Passe o cartão e sai com dinheiro. Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whats. Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ.


R$ 1.000,00

Tv Box Mxq Pro em Marin...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Tv Box Mxq Pro em Maringá

(((Com Garantia E Nota Fiscal))) Tudo Novo Na Embalagem, A Pronta Entrega. Av: Mauricio Mariane N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja (Play Art Eletrônicos) Horário Funcionamento 08:30 As 18:30 Segunda A Sexta 08:30 As 13:00 Sábado R$ 339,00 Ate 4x sem juros no Cartão Opcional: 300 Canais e mais 3.000 Filmes com lançamento por R$ 35,00 Mensal. ***LANÇAMENTO - 4GB de RAM - 32GB de Armazenamento - WiFi de 5GHz - Android 10.1*** O Smart TV Box MXQ Pro 4K usa um processador Quad Core com a mais avançada tecnologia, que é mais rápido e estável, e pode dar-lhe feedback de alta velocidade e resposta rápida. Exibe imagens e vídeos de alta definição com qualidade de imagem surpreendente em até 4k! Além disso, ainda traz a versão de Android 10.1 com o sistema mais estável do mercado. Suporta Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz além de conexão Ethernet por cabo de rede, para que você possa desfrutar de uma experiência de vídeo de alta qualidade de resolução. Você pode desfrutar todos os seus conteúdos favoritos. Explore aplicativos e jogos da Play Store diretamente em sua televisão. Fique sempre por dentro dos novos lançamentos da Netflix, YouTube, Facebook, Google Chrome, Kodi, entre outros. Av: Mauricio Mariani N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja ( Play Art Eletrônicos ) Opcional: Com mais de 300 Canais e 7 mil Filmes por 35,00 Por mês IPTV Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats


R$ 339,00

Tv Box Mxq Pro em Marin...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Tv Box Mxq Pro em Maringá

(((Com Garantia E Nota Fiscal))) Tudo Novo Na Embalagem, A Pronta Entrega. Av: Mauricio Mariane N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja (Play Art Eletrônicos) Horário Funcionamento 08:30 As 18:30 Segunda A Sexta 08:30 As 13:00 Sábado R$ 339,00 Ate 4x sem juros no Cartão Opcional: 300 Canais e mais 3.000 Filmes com lançamento por R$ 35,00 Mensal. ***LANÇAMENTO - 4GB de RAM - 32GB de Armazenamento - WiFi de 5GHz - Android 10.1*** O Smart TV Box MXQ Pro 4K usa um processador Quad Core com a mais avançada tecnologia, que é mais rápido e estável, e pode dar-lhe feedback de alta velocidade e resposta rápida. Exibe imagens e vídeos de alta definição com qualidade de imagem surpreendente em até 4k! Além disso, ainda traz a versão de Android 10.1 com o sistema mais estável do mercado. Suporta Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz além de conexão Ethernet por cabo de rede, para que você possa desfrutar de uma experiência de vídeo de alta qualidade de resolução. Você pode desfrutar todos os seus conteúdos favoritos. Explore aplicativos e jogos da Play Store diretamente em sua televisão. Fique sempre por dentro dos novos lançamentos da Netflix, YouTube, Facebook, Google Chrome, Kodi, entre outros. Av: Mauricio Mariani N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja ( Play Art Eletrônicos ) Opcional: Com mais de 300 Canais e 7 mil Filmes por 35,00 Por mês IPTV Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats


R$ 339,00

Btv BX em Maringá

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Btv BX em Maringá

Aceitamos: Visa, Máster, Hiper Card, American Express, Elo, Cooper. Tudo 4x Sem Juros, Partir De 5x Até 12x Com Juros. 300 Canais Sem Mensalidades. Telecine, Hbo, Premier, Combate Sport Tv. Fazemos Também Atualização Em Todos Os Modelos De Aparelhos Na Loja. (((Com Garantia E Nota Fiscal))) Tudo Novo Na Embalagem, A Pronta Entrega. Av: Mauricio Mariane N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja (Play Art Eletrônicos) Horário Funcionamento 08:30 As 18:30 Segunda A Sexta 08:30 As 13:00 Sábado Tv Box Mxq Pro 4K R$ 339,00, Garantia de 4 Meses, Transforma Tv em Smart, Youtube, Netflix e muito mais, Por R$ 35,00 pega 300 canais e mais de 3 Mil filmes. Htv 6 Plus Sem Antena 254 Canais, Mais De 7 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi Recomendado Para Internet Acima De 5 Mega, Garantia De 4 Meses. R$ 1.690,00 4x Sem Juros. Btv 10 Bx 4k Sem Antena 254 Canais, Mais De 7 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi Recomendado Para Internet Acima De 5 Megas, Garantia De 4 Meses. R$ 1.690,00 4x Sem Juros. Duo Sat Joy Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 790,00 4x Sem Juros. Duo-Sat Troy Legacy Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 890,00 4x Sem Juros. Duo-Sat Troy Platinum Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 890,00 4x Sem Juros. Tenho Controle Para Htv, Btv, Az-Box, Az-America, Super Box, Duo Sat, Tocom Sat, Cine Box, Etc. Antena De 60 Cm Com Lnb R$ 90,00 Antena Local Uhf Digital. R$ 120,00 Lnb 2 Saida R$ 50,00 Lnb 4 Saida R$ 90,00 Lnb 8 Saidas R$ 199,00 Fazemos Também A Instalação Em Sua Casa. Instalamos Também Antena Local Hdtv. Av: Mauricio Mariani N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja ( Play Art Eletrônicos ) Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats Duo Sat Troy Platinum, Duo Sat Troy Legacy, Duo Sat Joy, Htv, Btv, Mxq, Instalação de antena e atualização de receptores em Maringá


R$ 790,00

DINHEIRO NA HORA! MELHO...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio DINHEIRO NA HORA! MELHOR PARCELA E MENOR JUROS DO MERCADO! (Cubro TODAS ofertas!!)

ANTECIPAÇÃO DE PARCELAMENTO NO CARTÃO DE CRÉDITO ***MELHOR TAXA DO MERCADO, VALORIZE SEU DINHEIRO PESQUISE - (Cubro TODAS ofertas!!)*** EMPRÉSTIMO SEM BUROCRACIA, DINHEIRO LIBERADO NA HORA - ATENDIMENTO EXCLUSIVO VOCÊ PASSA O VALOR DESEJADO E PARCELA DE 3 A 18 X NO CARTÃO E RECEBE O $$ NA HORA! VALORIZE SEU DINHEIRO, PESQUISE A MELHOR TAXA DO MERCADO!!!!


R$ 0,01

MARIDO DE ALUGUEL /SOLU...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio MARIDO DE ALUGUEL /SOLUÇÕES & REPAROS

Precisando de algum reparo? Torneira pingando, instalações elétricas, chuveiros, ventiladores, tomadas, rede elétrica doméstica, instalações hidráulicas, ralos, reparo de vazamentos, montagem e desmontagem de móveis, consertos e reparos de portas, gavetas, guarda roupas, limpezas em geral, calhas, pinturas em geral, limpeza de caixa de gordura, desentupimento de encanamentos. CONSERTO DE FOGÃO A GÁS LIMPEZA DE CAIXA DE GORDURA Pequenos reparos em geral. A Solução dos problemas da sua casa com qualidade, limpeza e honestidade. TIM (44) 9.9804.1246 WhatsApp


A combinar

Aptos Minha Casa, Minha...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Aptos Minha Casa, Minha Vida - MELHORES LOCALIZAÇÕES

Apartamentos de 01, 02 e 03 quartos, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, nas melhores localizações de Maringá. Sinal de R$ 1.000,00 reais e entrada parcelada. Construção da melhor qualidade do programa MCMV, em ALVENARIA TRADICIONAL. Apartamentos à partir de 165.000,00 reais. Faça uma simulação sem compromisso. CEL e WHATSAPP: (44) 9 9143-0188 CRECI: F - 33092


A combinar

Ford Focus 2012/2013 - ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Ford Focus 2012/2013 - 1.6 completo - único dono

Ford Focus 2012/2013 - 1.6 completo - único dono - R$ 31.500 - somente venda - todas revisões realizadas na concessionária.


R$ 31.500,00

HONDA CIVIC-EXL CVT-BRA...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio HONDA CIVIC-EXL CVT-BRANCO PEROLIZADO - 2019/2020

VENDO OU REPASSO O FINANCIAMENTO. NA VENDA O VALOR É DE R$106.500,00 E ENTREGO QUITADO. O VALOR DO VEÍCULO NA TABELA FIPE É DE R$103.000,00, PORÉM O CARRO TÊM R$5.270,00 DE ACESSÓRIO. CARRO NOVO, ÚNICO DONO, FEITO A PRIMEIRA REVISÃO A SEMANA PASSADA, COM 6.200 KMS. TRATAR COM SÉRIO: 44 99901 1774; 99135 4875. NÃO TROCO. VALOR DOS ACESSÓRIOS: R$ 630,00 Centralina R$ 490,00 Protetor de Cárter R$ 790,00 Friso de portas R$290,00 Tapete de Borracha R$ 2350,00 Aerofólio Perfil Alto R$ 330,00 Protetor de soleira em Resina R$390,00 Engate Reboque


R$ 106.500,00