CULTURA

Quadrinhista maringaense ganha prêmio internacional

Maringaense foi primeiro colocado no 22° Porto Cartoon World Festival em Porto, de Portugal

Quadrinhista maringaense ganha prêmio internacional
Gucharges venceu na categoria Caricatura com desenho de Albert Einstein. - Foto: Nara Heberle

O quadrinhista Augusto Gomes Filho, o "Gucharges", 39 anos, ganhou prêmio internacional na semana passada. Maringaense foi primeiro colocado no 22° Porto Cartoon World Festival em Porto, de Portugal. Gucharges venceu na categoria Caricatura com desenho de Albert Einstein. Receberá mil euros, troféu e certificado. Prêmio disputado por 2,6 mil obras de 600 artistas de 70 países inscritos. "Minha mente é voltada como empreendedor", anuncia Gucharges, sobre impacto mínimo do prêmio em sua rotina e falta de apego a bens materiais. "Não dependo de premiação para viver ou conseguir clientes". 

Foi a segunda premiação esse ano. Em março, ficou em segundo lugar no Concurso de Desenho "Som 90", do Piauí, com uma arte sobre o roqueiro Supla. Participaram mais de 160 artistas de vários países. 

Gucharges tem trajetória curiosa no mundo das artes. Sua primeira lembrança com ilustração veio ainda aos 3 anos, no Jardim de Infância. Na adolescência ficou fã da animação Os Simpsons. Em seguida fez caricatura da banda Os Virguloides. Com 15 anos publicou charges factuais em jornal de Foz do Iguaçu, onde morava com família. Entre idas e vindas foi para São Paulo, Paranavaí, Maringá de volta a Foz do Iguaçu, para Santa Catarina e de novo em Maringá. 

Decisão de investir profissionalmente na carreira com desenhos aconteceu por volta de 2005, quando sem emprego e quase sem dinheiro, deixou a vergonha de lado e foi fazer caricaturas nas ruas. Desenhou pessoas na Festa dos Navegantes, em Porto Rico. De lá passou temporada desenhando na esquina da avenida Brasil com a Herval, em Maringá. Mais idas e vindas até voltar a Maringá e se estabelecer de vez, há mais de dez anos. "Maringá sempre me abriu portas. Tenho um carinho enorme pela cidade", considera o agora maringaense Gucharges. 

O quadrinhista tem influencia de Van Gogh, Salvador Dali, Monet, Picasso, Leonardo da Vinci nas artes e de Fernandes, Paixão, Dalcio Machado e Sebastian Cast nos quadrinhos, entre outros. Técnica de trabalho alterna entre grafite, aquarela, pastel, acrílica, óleo, guache no processo tradicional. Mas também finaliza no computador conforme o tipo de serviço. Entre trabalhos estão caricaturas personalizadas, mascotes, logotipos, produtos, cursos, oficinas e exposições. Gucharges também já publicou na imprensa maringaense, expôs no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso. Além de participar de salões de humor no Brasil e exterior. 

Hoje artista, que se divulga caricaturista e ilustrador, é mais um que sofre com consequencias do coronavírus. Não conseguiu voltar de viagem de Tunápolis (SC), onde trabalha improvisadamente esperando retornar para Maringá quando reabrirem viagens de Santa Catarina para outros estados. 

Prefeitura de Maringá