Grupo Indexsonnora homenageia artistas e lança música de protesto ao descaso com a cultura
O clipe tem mais de cem referências artísticas brasileiras, locais e nacionais, entre trechos de clipes, shows, obras de arte, fotografias e discos e já pode ser visto nas redes sociais do grupo
O grupo maringaense de rap Indexsonnora lançou nesta segunda-feira (22), a música "Voz e vez", quarto lançamento que fazem durante o período da quarentena, mas o primeiro que vem acompanhado de um clipe produzido em casa.
A música foi composta em janeiro, quando foi publicado um vídeo de Roberto Alvim - então Secretário Especial da Cultura do governo federal - que fez referência ao discurso nazista para anunciar o lançamento de um edital chamado Prêmio Nacional das Artes.
Além da abordagem estética do vídeo, seu conteúdo falava sobre um controle estatal no fazer cultural, o que denota censura e um ataque direto aos artistas e produtores culturais do Brasil. Isso despertou revolta em toda a classe artística engajada, inclusive em Felipe Index, um dos vocalistas e compositores do grupo que, então, compôs a música em forma de protesto a toda a política cultural praticada desde o início da gestão Bolsonaro.
Naquele momento, a música acabou ficando na gaveta. Alvim foi exonerado e substituído por Regina Duarte, que recentemente foi substituída pelo ator Mário Frias, trazendo à tona novamente o debate sobre o descaso com a pasta da cultura. Para o grupo, as afrontas e o descaso com a classe artística, principalmente durante a maior crise sanitária do século no país, permanecem.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Além disso, toda a classe artística aguarda que o presidente sancione a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e, segundo Felipe Index, esse Rap vem também como uma forma de pressionar a opinião pública quanto à urgência da decisão.
"A música é um grito de desabafo quanto à necessidade de um olhar solidário para com o artista brasileiro, responsável pela divulgação de identidades regionais, manifestações culturais do interior e de uma imagem do Brasil no exterior. Existem artistas que são mais valorizados lá fora do que aqui dentro, pra se ter uma ideia. A arte brasileira é rica, criativa, movimenta a economia e nos dá personalidade. Ela é plural e o trabalhador da classe merece reconhecimento e ajuda nesse momento", diz Felipe.
O clipe tem mais de cem referências artísticas brasileiras, locais e nacionais, entre trechos de clipes, shows, obras de arte, fotografias e discos e já pode ser visto nas redes sociais do grupo.
SERVIÇO – Acompanhe o trabalho do grupo pelo youtube.com/indexsonnora ou Instagram @indexsonnora.oficial.