ACESSIBILIDADE

Exposição virtual sobre vírus que marcaram a humanidade inclui tradução em Libras

A tradução em Libras nasceu da parceria entre o MUDI/UEM a intérprete de Libras Francielle Cristina Lopes (UFPR), e os tradutores Bruno Adriano de Oliveira Lins e Fabiana Rodrigues Lins

Exposição virtual sobre vírus que marcaram a humanidade inclui tradução em Libras
A tradução em Libras nasceu da parceria entre o MUDI/UEM e a intérprete de Libras Francielle Cristina Lopes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Avançado Jandaia do Sul e os tradutores Bruno Adriano de Oliveira Lins e Fabiana Rodrigues Lins. - Foto: Reprodução/Recursos e Humanos

Como alternativa para levar conhecimento ao público neste período incomum de pandemia e isolamento social, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da UEM realiza a exposição online 'Vírus mortais que marcaram época' apresentando vírus que marcaram a história mundial. Além possibilitar o acesso online, a releitura da exposição presencial inclui tradução em Libras para a acessibilidade de pessoas surdas ao conteúdo.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há cerca de 10 milhões de pessoas com surdez, o equivalente a 5% da população. Sônia Trannin de Mello, Curadora e Coordenadora da Exposição, destaca que apesar da Língua Brasileira de Sinais ter sido reconhecida como língua natural dos surdos pela Lei 10.436/2002, a acessibilidade da tradução em Libras ainda é escassa em museus.

"A tradução em Libras nos vídeos, possibilitará a compreensão dessas pessoas sobre temas relevantes quando se pensa em cuidados com a saúde e popularização da Ciência, como por exemplo, importância da vacinação e autocuidado", afirma Trannin.

A tradução em Libras nasceu da parceria entre o MUDI/UEM e a intérprete de Libras Francielle Cristina Lopes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Avançado Jandaia do Sul e os tradutores Bruno Adriano de Oliveira Lins e Fabiana Rodrigues Lins.

SERVIÇO – Para conferir a exposição virtual sobre alguns vírus do passado que influenciaram e mudaram a história do mundo, basta acessar 'Vírus mortais que marcaram época'.

Maringá.com