ENSINO SUPERIOR

Instituições particulares planejam retorno das aulas presenciais a partir do dia 3 de julho

O Sinepe afirmou que o retorno seria gradual e opcional, estabelecendo rodízio de alunos nas salas de aula

Instituições particulares planejam retorno das aulas presenciais a partir do dia 3 de julho
A Sinepe apresentou um plano de ação à Secretaria de Saúde de Maringá. - Foto: Reprodução/Quero Bolsa

Em entrevista concedida à CBN Maringá, o Sindicato Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná, o Sinepe-PR, afirma ter apresentado à Secretaria de Saúde de Maringá um documento com plano para retornar às aulas em faculdades e universidades particulares da cidade. A principal proposta é que as instituições possam retomar as atividades teóricas, práticas e demais serviços a partir do dia 3 de julho. 

José Carlos Barbieri, vice-presidente do Sinepe, afirmou que as aulas voltariam de forma gradual e opcional, com rodizio de alunos. “Ontem [quinta-feira, 18], nós fomos chamados pela Secretaria de Saúde de Maringá e fizemos a análise de item por item e nós tivemos 99% do nosso protocolo aprovado para o ensino superior”, afirmou em entrevista. 

Os pontos a serem revisados, de acordo com Barbieri, foram o de funcionamento de cantinas e bibliotecas da instituição. As cantinas permanecerão temporariamente fechadas e bibliotecas devem apenas emprestar e pegar livros de volta, deixando-os durante 72 horas de "quarentena" em caixas e recipientes.

O sindicato ainda apresentou uma proposta de que todas as sala de aula tenham no máximo 50% de ocupação total de alunos, promovendo um rodízio de presença em dias alternados. 

SUSPENSAS – As aulas presenciais estão suspensas nas redes de ensino desde o dia 20 de março devido à pandemia do novo cornavirus. São três meses com a adoção do ensino à distância. 

Maringá.com