ALISTAMENTO

Jovens nascidos em 2002 devem fazer alistamento militar online

Em caso de perda de prazo, será cobrado multa e a regularização só poderá ser feita em 2021.

Jovens nascidos em 2002 devem fazer alistamento militar online
Neste momento de pandemia do coronavírus, algumas juntas do serviço militar optaram por suspender as atividades presenciais. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Você que completa 18 anos em 2020, não precisa sair de casa para fazer o seu alistamento militar. Acesse o site www.alistamento.eb.mil.br e faça o processo de forma online até 30 de setembro. Neste momento de pandemia do coronavírus, algumas juntas do serviço militar optaram por suspender as atividades presenciais. Os que já fizeram o alistamento na Junta de Serviço Militar, localizada no segundo piso da Rodoviária de Maringá, não precisam repetir o processo.

"O alistamento militar é gratuito e obrigatório aos brasileiros do sexo masculino desde 1906. O serviço online representa uma medida do exército para modernizar e facilitar o ingresso às forças armadas", explica o coordenador da Junta de Serviço Militar, Mailon Tozzo. Se perder o prazo, será cobrado multa e a regularização só poderá ser feita em 2021.

Se o alistamento não for realizado, o cidadão não poderá obter passaporte, ingressar como funcionário em instituições, empresas ou associações oficiais, assinar contratos com o governo, prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, exercer qualquer função ou cargo público e receber prêmios do governo.

Prefeitura de Maringá