CULTURA

Rubia Divino lança a série ‘Em Negrito’ no YouTube com artistas da música

Idealizado com o intuito de realizar diversas ações, Rubia Divino adaptou o formato do “Em Negrito” para desenvolver o projeto em casa e atender as medidas para o enfrentamento contra o Covid-19.

Rubia Divino lança a série ‘Em Negrito’ no YouTube com artistas da música
Rubia Divino é cantora e compositora brasileira. Radicada no Paraná, a carioca de pé vermelho imerge artisticamente na música preta popular e suas misturas. - Foto: Fernanda Vanin

A sensibilidade poética da palavra escrita e falada conduzem a escolha no repertório da série “Em Negrito”, idealizada pela cantora e compositora, Rubia Divino e exibido no YouTube. Em cada episódio, a artista apresenta versões inéditas de suas músicas e canções de outros compositores que influenciam a sua trajetória. 

A primeira temporada de “Em Negrito” traz a participação especial do guitarrista, arranjador e compositor curitibano, André Machado. 

“André Machado é um músico e parceiro de trabalho incrível. Assim como eu, ele gosta de desafios, o que é essencial para nós, artistas. Nós tínhamos um tempo curto para adaptar os arranjos originais, produzidos pela Érica Silva [integrante da banda Mulamba] e modificar para o formato de violão e voz”, revela Rubia Divino.

Já está disponível no canal oficial da artista, três episódios, o primeiro com o pout-pourri de “Colheita” e “Tudo Que Transborda” - ambas composições de Rubia Divino -  e o mais recente, a música “Aguerê”, composição de Gusta Proença e Léo Fé. 

Neste sábado (30), Rubia Divino lançou “Descanso”, composição feita há seis anos e  apresentada em diversos festivais, como o Sonora e o FEMUP. Porém, nesta versão, segundo a artista, a sonoridade traz a leveza em meio ao caos. 

“A terra tem dado seu recado sobre o descansar. E esse descansar, perpassa nossas condições de raça e classe.  Estamos falando do que alimenta nossa mente com sabedoria para além desse caos que, traz o respirar e o olhar ao redor para escutar com atenção e agir”, ensina. 

Até o final de junho serão disponibilizados outros episódios. E, no segundo semestre, será gravada a próxima temporada do “Em Negrito” ainda sem data oficial de estreia. Contudo, segundo a produção, a “Cidade Canção” foi escolhida por Rubia Divino para realizar os novos episódios.

“Eu amadureci musicalmente em Maringá. Participei de diversos coletivos, projetos, festivais e, tudo isso, faz parte da minha construção. Com o ‘Em Negrito’ eu quero contar sobre essa trajetória e apresentar novos nomes da cena musical”, instiga a artista.  

Gravada antes da pandemia, Rubia Divino adaptou as ações de lançamento da série para atender as medidas do enfrentamento contra o Covid-19. 

“Nunca foi tão importante o engajamento do público nas redes sociais e canais de mídia, como o YouTube. A arte continua chegando na casa das pessoas mesmo que o artista não seja contemplado com a devida assistência financeira de programas emergenciais governamentais. O nosso cachê ainda depende do público, mas desta vez, o apoio é online”, enfatiza Rubia Divino. 

Com a participação de diversos profissionais, a primeira temporada foi gravada no Estúdio Ponto Z (do músico Miguel Zattar), com o videomaker, Matheus Mantovanni (idealizador do selo Onça Discos) e a produção assinada por Max Miranda (da produtora maringaense Fenda 044). O conceito visual é assinado pelo jornalista e editor de música, Lucas Cabaña a partir do ensaio assinado pelo fotógrafo, Hudson Correia.

SERVIÇO – O trabalho realizado por Rubia Divino no Youtube, acompanhe também a artista em seu Instagram e Facebook.

Cabaña Assessoria Comunicacional