PREVENÇÃO

Anac sugere suspensão do serviço de bordo em voos nacionais

O objetivo é conter o avanço da doença entre passageiros e tripulantes além de reforçar a importância do uso de máscaras durante toda a duração das viagens.

Anac sugere suspensão do serviço de bordo em voos nacionais
No caso de manutenção desse serviço, o que deve ser decidido por cada companhias aérea, a orientação é priorizar alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes. - Foto: Freepik

Entre as novas normas de segurança divulgadas por Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nessa terça-feira (19), que devem ser adotadas em aeroportos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), está a recomendação da suspensão do serviço de bordo em todos os voos nacionais.

No caso de manutenção desse serviço, o que deve ser decidido por cada companhias aérea, a orientação é priorizar alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes. O objetivo é conter o avanço da doença entre passageiros e tripulantes. O uso de máscaras durante toda a duração das viagens também foi reforçada pelos órgãos.

 

 

Os procedimentos de desembarque foram alterados para evitar aglomerações. Em vez de saírem do avião ao mesmo tempo, os viajantes deverão desembarcar por fileiras, começando pelos assentos à frente. Os embarques remotos demorarão mais. Os ônibus que levam os passageiros deverão ter ocupação máxima de 50%, o que levará à realização do dobro de viagens.

 

 

A Anac está acompanhando de perto as ações adotadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autoridades brasileiras que estão à frente no combate ao coronavírus (Covid-19). Para os viajantes, a recomendação é que evitem países com transmissão ativa local e que acompanhem quais as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde locais. Atualmente o Brasil não possui restrição para voos domésticos ou internacionais.

 

 

Aos passageiros, a Anac orienta a sempre considerar a necessidade da realização da viagem e buscar informações sobre as restrições de cada país antes de se deslocar. Adicionalmente o passageiro deve consultar as políticas de cada companhia para remarcação e cancelamento de passagens.

 

 

Maringá e Região Convention & Visitors Bureau