ALERTA

Após surto de Covid-19, prefeitura interdita Hospital Psiquiátrico

Trabalham no local cerca de 180 funcionários, dos quais 70 estão afastados e 60 já passaram por exames.

Após surto de Covid-19, prefeitura interdita Hospital Psiquiátrico
O vetor do contágio no HPM seria uma mulher, de 61 anos, diabética e com problemas cardiovasculares. Ela está internada na UTI e permanece entubada. - Foto: Divulgação

Este final de semana em Maringá foi marcado por um surto de casos confirmados de Coronavírus. Com 47 casos a mais desde o boletim de sábado (16) até segunda-feira (18), 27 dos casos foram confirmados entre funcionários e pacientes do Hospital Psiquiátrico de Maringá. Com o grande número de casos, a prefeitura interditou o HPM. Trabalham no local cerca de 180 funcionários, dos quais 70 estão afastados e 60 já passaram por exames. Entre eles, 27 já obtiveram os resultados e 18 foram positivos para a Covid-19.

De acordo com a prefeitura, são 212 leitos ocupados na unidade e 50 pacientes permanecem isolados, pois entraram em contato com uma paciente que teria sido o vetor do contágio. Seis já apresentaram exames positivos para a Covid-19. Outros 162 ainda serão testados. O vetor do contágio no HPM seria uma mulher, de 61 anos, diabética e com problemas cardiovasculares. Ela está internada na UTI e permanece entubada. Natural de Cascavel, cidade próxima a Maringá, ela teria levado a doença para o hospital no dia 5 de maio, quando deu entrada na unidade psiquiátrica.

Nesta segunda-feira (18) a prefeitura de Maringá divulgou uma nota sobre o caso de contágio no Hospital Psiquiátrico. Confira:

“A Prefeitura de Maringá esclarece que 50 pacientes permanecem isolados no Hospital Psiquiátrico, dos quais 6 já positivaram para coronavírus. Outros 162 pacientes serão testados, de um total de 212 leitos ocupados na unidade. Também serão testados, no total, 70 funcionários de diversas áreas. Destes, 60 já fizeram o exame, 27 já tiveram resultado e 17 foram positivos. O surto começou com internamento de paciente mulher, de 61 anos, oriunda de Cascavel. Ela deu entrada no Hospital Psiquiátrico dia 5 de maio. Sintomas surgiram no dia 7 e foi encaminhada ao Hospital Universitário dia 11. Amostra para exame foi coletado dia 12 e resultado positivo confirmado dia 15. A paciente, diabética e com problemas cardiovasculares, está na UTI do Hospital Universitário, entubada. Sua confirmação somada aos 6 em situação de isolamento resulta em 7 casos positivos até então. O Hospital Psiquiátrico é referência para problemas mentais e recebe pacientes de todo o Paraná. No momento, a unidade está interditada, ou seja, não recebe pacientes e nem visitas. Medidas mais rigorosas de controle e prevenção estão sendo estudadas pela administração do hospital, município e estado.”

Maringá.com