CORONAVÍRUS

Governo do Paraná lança campanha para incentivar uso de máscaras nos ônibus

Especialistas afirmam que o uso de máscaras é um poderoso instrumento para frear a proliferação do vírus, pois impede que as gotículas de saliva de um possível portador sejam expelidas no ambiente.

Governo do Paraná lança campanha para incentivar uso de máscaras nos ônibus
Especialistas afirmam que o uso de máscaras é um poderoso instrumento para frear a proliferação do vírus. - Foto: Divulgação AEN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura, lançou nesta quarta-feira (13) a campanha “Vai de Máscara”, que orienta toda a população a usar máscaras de proteção individual durante suas atividades do dia a dia, como forma de prevenção ao coronavírus. A campanha contará com cartazes que serão distribuídos entre diversos prédios públicos e no interior dos ônibus do transporte coletivo, adesivo nos vidros traseiros dos ônibus e anúncios em televisão e redes sociais do Governo do Estado.

Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, a ideia é reforçar a utilização das máscaras principalmente no interior dos ônibus. “Infelizmente ainda vemos casos de pessoas que não estão usando máscaras e o reforço nessa comunicação é fundamental para conscientizar a população da importância desse cuidado dentro dos ônibus”, destacou.

Especialistas afirmam que o uso de máscaras é um poderoso instrumento para frear a proliferação do vírus, pois impede que as gotículas de saliva de um possível portador sejam expelidas no ambiente e acabem contaminando outras pessoas. A campanha reforça que a preocupação com o uso da máscara deve se dar em diversas atividades do dia a dia, e não apenas no transporte coletivo. São situações como sair de casa, abastecer o carro, ir ao médico, ao trabalho, supermercado, entre outras.

No dia 28 de abril, o governado Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei 20.189/20 que torna obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná. Quem descumprir a legislação estará sujeito à multa. De acordo com o governador, o isolamento social é a melhor forma de prevenção, mas quem precisar sair de casa, a partir de agora, deverá usar máscara para ajudar a evitar a contaminação. “Nosso grande desafio é reduzir a proliferação do vírus”, afirma.

Agência Estadual de Notícias