Governo do Paraná lança campanha para incentivar uso de máscaras nos ônibus
Especialistas afirmam que o uso de máscaras é um poderoso instrumento para frear a proliferação do vírus, pois impede que as gotículas de saliva de um possível portador sejam expelidas no ambiente.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura, lançou nesta quarta-feira (13) a campanha “Vai de Máscara”, que orienta toda a população a usar máscaras de proteção individual durante suas atividades do dia a dia, como forma de prevenção ao coronavírus. A campanha contará com cartazes que serão distribuídos entre diversos prédios públicos e no interior dos ônibus do transporte coletivo, adesivo nos vidros traseiros dos ônibus e anúncios em televisão e redes sociais do Governo do Estado.
Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, a ideia é reforçar a utilização das máscaras principalmente no interior dos ônibus. “Infelizmente ainda vemos casos de pessoas que não estão usando máscaras e o reforço nessa comunicação é fundamental para conscientizar a população da importância desse cuidado dentro dos ônibus”, destacou.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Especialistas afirmam que o uso de máscaras é um poderoso instrumento para frear a proliferação do vírus, pois impede que as gotículas de saliva de um possível portador sejam expelidas no ambiente e acabem contaminando outras pessoas. A campanha reforça que a preocupação com o uso da máscara deve se dar em diversas atividades do dia a dia, e não apenas no transporte coletivo. São situações como sair de casa, abastecer o carro, ir ao médico, ao trabalho, supermercado, entre outras.
No dia 28 de abril, o governado Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei 20.189/20 que torna obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná. Quem descumprir a legislação estará sujeito à multa. De acordo com o governador, o isolamento social é a melhor forma de prevenção, mas quem precisar sair de casa, a partir de agora, deverá usar máscara para ajudar a evitar a contaminação. “Nosso grande desafio é reduzir a proliferação do vírus”, afirma.