PROFISSÃO

Veja dicas de como manter a motivação no trabalho durante a quarentena

Veja dicas de como manter a motivação no trabalho durante a quarentena
A motivação torna-se necessária nesses momentos mais do que nunca. - Foto: katemangostar/Freepik
Manter o foco e motivação durante a quarentena tem sido um desafio para milhares de brasileiros. Para os que trabalham em home office ainda é preciso lidar com diversas e possíveis interrupções durante o expediente: família, entregas do supermercado e até do cachorro ou gato, se for o caso. Além disso, é preciso lidar com o ambiente solitário e improvisado para trabalho durante 8 horas por dia.

A motivação torna-se necessária nesses momentos mais do que nunca. Primeiramente, é preciso entender que estamos vivendo uma época complicada e mais difícil que antes, por isso pode ser complicado manter a produtividade. Algumas tarefas simples podem tomar mais tempo do que você considera aceitável, mas há algumas formas e lidar com essa situação.

LISTA DE TAREFAS – As famosas ‘To do lists’ podem não ser queridas de todos, mas em momentos de dispersão elas podem ser uma excelente maneira de reorganizar a rotina. Liste tudo o que você precisa fazer, incluindo até mesmo atividades de lazer. A dica é intercalar as atividades para não se manter cansado. Um método conhecido e eficaz é o ‘Método Pomodoro’ onde você pode ativar um cronômetro para ter uma pausa de 5 minutos a cada meia hora. Assim, é possível se manter mais focado e produtivo.

VIDA ONLINE – O isolamento social exige que fiquemos o máximo de tempo possível sem sair de casa. Isso pode significar praticidade para o dia a dia. Vários serviços que eram essencialmente presenciais agora são oferecidos pela internet. Verifique o que você precisa e pode resolver dessa forma. Terapia, aula de idiomas, consultas médicas… Tire as pendências do caminho para que elas não ocupem tanto a sua mente.

ACOMPANHE NOTÍCIAS – Manter-se informado é fundamental em tempos como este. Defina um único horário fixo para acompanhar as principais manchetes do momento em sites, TV e celular. Acompanhar notícias o tempo todo é exaustivo devido ao bombardeamento de informações que seu cérebro recebe. Dedique uma hora por dia, por exemplo, para ler as novidades. Se quiser manter alguma motivação no trabalho, não fique ligado 24 horas por dia no assunto COVID-19.

RESERVE UM TEMPO PARA VOCÊ – Quando trabalhamos em casa muitas vezes não nos damos conta do quanto estamos cansados. Ainda que você esteja menos produtivo, um tempo para se cuidar e fazer o que gosta é merecido. Cuide da pele, do cabelo, da barba, tome um banho quente, assista à sua série preferida ou jogue videogame. Essas prática aliviam o estresse e podem aumentar a sua motivação para trabalhar melhor no dia seguinte.

NÃO EXIJA DEMAIS DE VOCÊ – Não seja duro consigo mesmo. A complexidade da situação mundial pela qual estamos passando deve ser aceita e um passo de cada vez é melhor que avanço nenhum. Em vez de ficar se perguntando até quando isso vai durar, concentre-se nas 24 horas do seu dia.

Maringá.com