CORONAVÍRUS

Prefeitura mapeia o perfil de casos confirmados de COVID-19

Prefeitura mapeia o perfil de casos confirmados de COVID-19
A concentração de casos confirmados e suspeitos de coronavírus segue no centro de Maringá. - Foto: Rafael Silva/PMM
A Secretaria de Saúde fez um mapeamento dos casos confirmados de coronavírus em Maringá para auxiliar nas estratégias de combate e prevenção à doença. A avaliação epidemiológica aponta que 59% dos pacientes infectados com o Covid-19 são homens, 73% das pessoas têm entre 14 e 59 anos e são moradores da região central do município. A pesquisa leva em consideração as notificações de pacientes até 24 de abril, quando foi confirmado 64 casos da doença.

A concentração de casos confirmados e suspeitos de coronavírus segue no centro de Maringá e incluiu locais utilizados com frequência para caminhadas como o Parque do Ingá, Bosque 2 e o entorno da Vila Olímpica. O perfil de pacientes infectados mostra que, apesar do público de maior risco serem idosos, a faixa etária com maior incidência é jovens e adultos. O que demostram mais uma vez que todos precisam manter o distanciamento entre pessoas e a manutenção rigorosa de hábitos de higienização.

O mapeamento também indica a transmissão comunitária do coronavírus: das 1803 pessoas que apresentaram sintomas da doença e foram notificadas, 93% não viajaram. As medidas de higiene, segurança e prevenção ao Covid-19 precisam continuar para conter a transmissão do vírus.

A prefeitura de Maringá divulga boletins diários sobre o coronavírus para tornar os dados cada vez mais transparentes e mostrar o cenário da pandemia, até como recurso para valorizar a importância do isolamento social. Medidas foram tomadas para desestimular a presença de pessoas em espaços públicos e o uso de máscara tornou-se obrigatório. Saia de casa apenas em casos de urgência ou para trabalhar. E se sair: use máscaras.

DADOS

- Perfil dos casos notificados

Notificação de 26 de fevereiro a 24 de abril: 1803

Sexo: 54% feminino e 46% masculino
Faixa etária: 59% - 14 a 59 anos; 30% - 0 a 13 anos e 11% - acima de 60 anos

Transmissão comunitária: 93% não viajaram

Área de concentração: 46 % nas áreas centrais, 38% zona norte e 16% na zona sul

- Perfil dos casos confirmados

Casos confirmados até 24 de abril: 64

Sexo: 59% masculino e 41% feminino

Faixa etária: 73% - 14 a 59 anos; 25%- 60 anos ou mais e 2% de 0 a 13 anos

Área de concentração: região central

SERVIÇO – O boletim completo pode ser acessado em www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/e80e2317e950.pdf.

Prefeitura de Maringá