EDUCAÇÃO

Rede municipal de ensino prevê reposições de aula presencial

Rede municipal de ensino prevê reposições de aula presencial
Reposição será presencial para preservar qualidade do ensino. Decisão foi conjunta com equipe da educação e sindicato. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM
A reposição das aulas na rede municipal de ensino de Maringá será feita de forma presencial, anuncia a secretária de Educação, Gisele Colombari. As aulas foram suspensas no dia 20 de março pelo decreto 445/2020, que decretou situação de emergência no município em função da pandemia do coronavírus. Ainda não há prazo definido para o retorno das aulas. O calendário de reposição será organizado assim que a situação voltar à normalidade.

O consenso para adotar o modelo presencial de reposição de aulas foi construído realizadas com gerentes pedagógicos, professores, diretores, representantes do Conselho Municipal de Educação e do Sindicato dos Servidores Públicos (Sismmar). “Tomei esse cuidado para valorizar o diálogo e buscar o máximo de transparência no debate - e houve convergência para esse formato, o mais indicado para resolver o problema”, afirma a secretária.

O modelo de Ensino, adotado pelo Governo do Estado, foi descartado considerando que nem todas a famílias têm acesso a tecnologia e a faixa etária dos alunos, muitos em fase de alfabetização. “Seria muito temerário, como avaliamos em nossas reuniões, repassar essa responsabilidade para os pais, assim como aos professores, que precisariam ser capacitados para atuarem no ambiente de ensino digital”, afirma Gisele Colombari.

“Concluímos, portanto, para que o aluno não tenha prejuízo no aprendizado, repor as aulas com os alunos em sala”, afirma a secretaria. A agenda de reposição será organizada assim que forem suspensas as medidas restritivas, adotadas em prevenção coronavírus, e amplamente divulgada aos pais e responsáveis. Enquanto, seguem com atividades de apoio extraclasse propostas pela Secretaria de Educação e disponíveis no site da Prefeitura.
Prefeitura de Maringá