SEGURANÇA

Núcleo Maria da Penha da UEM realiza atendimentos online

Núcleo Maria da Penha da UEM realiza atendimentos online
Casos de violência contra a mulher aumentaram cerca de 15% nos últimos dias em Maringá. - Foto: Divulgação UEM
O atendimento do Núcleo Maria da Penha (Numape) de enfrentamento à violência doméstica, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), continua sendo realizada, de forma virtual, no período de isolamento social, decorrente da pandemia da COVID-19. Além de informações e orientações às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, o Numape presta atendimento jurídico e psicossocial.

Mulheres, independente de já terem passado por atendimento no Numape, poderão entrar em contato, de segunda-feira à sexta-feira, das 9 às 15 horas, via Whatsapp pelo número (44) 98408-6305; via Facebook (Numape Uem), por meio do Messenger; por meio do e-mail; ou ainda via skype.

AUMENTO DOS CASOS – Em Maringá, segundo a delegada responsável pela Delegacia da Mulher, Luana Lopes, para o Matéria Comunicação, os casos de violência contra a mulher aumentaram cerca de 15% nos últimos 13 dias. "São ameaças, injúrias, difamações, perturbação da tranquilidade, vias de fato (agressões físicas que não deixam vestígios) e lesão corporal (quando a agressão deixa marcas)", explica a delegada.

Quando a mulher é vítima de lesão corporal, estupro e tentativa de feminicídio, a Delegacia da Mulher está realizando Boletim de Ocorrência (BO) de forma presencial. Nos demais casos, há um formulário para ser preenchido e enviado por e-mail. Também por meio deste, a mulher pode solicitar uma medida protetiva contra o agressor.

O boletim de ocorrência também pode ser realizado via aplicativo da Polícia Militar e, em situações de emergências, a mulher deve entrar em contato com a patrulha Maria da Penha, pelo 153, que está funcionando 24 horas por dia.

Universidade Estadual de Maringá