ALERTA

Dengue faz mais 12 vítimas fatais na última semana

Dengue faz mais 12 vítimas fatais na última semana
Atualmente, o Paraná possui mais de 65 mil casos confirmados de dengue. - Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação Oswaldo Cruz
Com alerta para o Covid-19, a população esquece um grande inimigo antigo: dengue. A preocupação com a propagação acelerada do novo coronavírus, é sim motivo para se atentar e evitar todo e qualquer maneira de contágio. Porém, o Paraná possui apenas 12 casos confirmados da doença, e em relação à dengue, o número é o mesmo - mas de mortes. O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná nesta terça-feira (17), confirma que nesta semana nove mulheres e três homens vieram a óbito. Ao todo, são 49 mortes por dengue no estado desde agosto de 2019, quando a epidemia iniciou.

Beto Preto, secretário da Saúde, destaca que 90% dos focos do mosquito do Aedes aegypti, responsável por propagar a dengue, estão em domicílios. “Nosso principal apelo é para que a população participe desta luta e que a limpeza dos quintais e eliminação dos criadouros do mosquito faça parte da rotina de cada cidadão” afirma. É importante destacar que dos óbitos confirmados, maioria são idosos com comorbidades.

Atualmente, o Paraná possui mais de 65 mil casos confirmados de dengue. Aproximadamente 13 mil surgiram apenas na última semana. O aumento aponta um índice de 24%. Ao todo são 157.472 notificações no estado em 357 municípios, destes, 147 estão em estado de epidemia. Alguns deles são Santa Izabel do Oeste, Missal, Santa Terezinha de Itaipu, Anahy, Iguatu, Goioerê, Rancho Alegre D’Oeste, Roncador, Esperança Nova, São Jorge do Patrocínio, Astorga, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Lobato, Marialva, Cambé, Cornélio Procópio, Nova Fátima, Santo Antonio da Platina, Maripá, Mercedes e Toledo. Há ainda mais 41 municípios estão em situação de alerta.

COVID-19 – Mais seis casos de coronavírus são confirmados no Paraná - em Cianorte, Campo Largo, Curitiba, Pinhais e Londrina. Agora, o número de casos confirmados soma 12 pacientes. Todos os confirmados são casos importados. Ao todo, foram 240 casos suspeitos e 82 descartados.

Maringá.com