PREVENÇÃO

TCCC e Sivamar adotam medidas de prevenção contra o coronavírus

TCCC e Sivamar adotam medidas de prevenção contra o coronavírus
A limpeza dos ônibus se intensificou e o horário do comercio pode ser alterado pelos donos. - Foto: Thiago Louzada/PMM
Todos os dias, mais de 100 mil passageiros embarcam nos 130 ônibus do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), rumo aos quase 500 bairros da cidade. Todos esses números demandam atenção redobrada de equipes da Prefeitura de Maringá e da empresa concessionária de transporte coletivo em ações de higienização e limpeza, mesmo sem casos de coronavírus (covid-19) confirmados em Maringá.

A força-tarefa contra o vírus iniciou com interdição de bebedouros, reforço na limpeza e lavagem dos ônibus na garagem do TCCC e ação de equipes da empresa dentro do Terminal Urbano para higienização interna dos veículos entre as viagens. A atenção é redobrada na limpeza dos apoios de mãos dos ônibus. A reposição de sabonetes nos 5 banheiros do terminal é feita mais vezes do que exige o protocolo interno e maçanetas e descargas são higienizadas a todo momento. O sistema interno de televisores do terminal apresenta informativos de prevenção contra o vírus transmissor.

MUDANÇA DE HORÁRIO – O Sindicato do Comércio (Sivamar), publica nesta quarta-feira (18), termo aditivo a convenção coletiva da categoria, permitindo a flexibilização na jornada de trabalho das empresas. Os estabelecimentos em que a maioria dos funcionários possua veículos, a indicação é para aderir a jornada entre 8 às 18 horas. Já as empresas em que a maior parte dos colaboradores utiliza o transporte coletivo, a jornada recomendada é entre 9 às 19 horas.

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, explica a importância da rapidez na execução dessas ações. ′′A parceria entre a Prefeitura de Maringá e TCCC é muito importante neste momento. Muitas pessoas dependem do serviço de transporte e como sempre dizemos: a cidade não pode parar. Todas as medidas preventivas já foram tomadas e colocadas em prática′′, diz o secretário.

Prefeitura de Maringá