PLANEJAMENTO E URBANISMO

Eixo Monumental e Nova Avenida Brasil serão parte do centro revitalizado

Eixo Monumental e Nova Avenida Brasil serão parte do centro revitalizado
O Projeto do Eixo Monumental iniciou em 2018 com concurso público nacional com licitação para uma empresa elaborar o projeto. - Foto: Thiago Louzada
Projetos do Eixo Monumental e revitalização da avenida Brasil farão uma das mudanças mais importantes no centro de Maringá. O primeiro já está em andamento. Já a reforma de 2,8 quilômetros da avenida Brasil terá um concurso em breve. As obras não são só visuais, de aparência. Eixo Monumental terá espaços de convivência destacando urbanismo e na avenida Brasil há estimativa de melhoria para comércio e na mobilidade relacionada à sustentabilidade.

Eixo Monumental é projeto audacioso. Previsto em sete etapas e investimento aproximado de R$ 50 milhões. O projeto será um trecho de 2 quilômetros entre a praça da catedral Nossa Senhora da Glória até a Vila Olímpica. Haverá opções de lazer e convivência com quadras esportivas, pistas de skate, praças, ciclovia, bancos, calçadão, espaço pet, entre outros. Além de acessos a importantes pontos como Terminal Intermodal, Vila Olímpica, prefeitura, catedral, entre outros.

O Projeto do Eixo Monumental iniciou em 2018 com concurso público nacional com licitação para uma empresa elaborar o projeto. Vencedora empresa de São Paulo, Natureza Urbana, fez projeto paisagístico urbano relacionando natureza, mobilidade e convivência. Em seguida Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) e Secretaria de Planejamento (Seplan) fizeram serie de apresentações sobre Eixo Monumental para diferentes segmentos. Inclusive uma audiência pública em outubro do ano passado.

No fim do ano projeto executivo foi avaliado pelas secretarias municipais que deram retorno para a empresa. Secretária da Seplan, Bruna Barroca, informa que projeto agora está com a Sanepar e Copel para a viabilidade das redes de abastecimento de água e esgoto e rede de iluminação pública, respectivamente. Obras começarão em breve pelas praças anterior e posterior ao Terminal Urbano.

AVENIDA BRASIL - A reforma da avenida Brasil terá um concurso em breve. Serão 2,8 quilômetros do Largo General Osório, no Maringá Velho, até a praça Rocha Pombo. O IPPLAM trabalha no projeto básico que deve ficar pronto no próximo mês. Na sequência, o Termo de Referência (TR) onde estarão as diretrizes para o que deve ter na avenida revitalizada.

É com o TR que a empresa vencedora do concurso fará o projeto contendo as propostas de intervenções e melhorias, criando identidade para a via. Como mobilidade, valorização do comércio, paisagismo, aspecto turístico, patrimônio histórico, entre outros. Tudo isso já está em concordância com associações, órgãos e comerciantes que participaram de reuniões antes. "A ideia é termos um passeio a céu aberto na avenida Brasil", explica o presidente do IPPLAM, Edson Cardoso.

Ele comenta que uma das situações é que haja trechos com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e estacionamentos em alguns pontos. Com isso, as pessoas deixam o carro estacionado e vão passear ou fazer seus negócios de VLT. É uma relação entre sustentabilidade, mobilidade e lazer.

Prefeitura de Maringá