EMPREGO

Veja dicas de como iniciar um planejamento de carreira

Para estruturar uma carreira de modo eficaz é necessário tempo e muito planejamento.

Veja dicas de como iniciar um planejamento de carreira
Planejamento é fundamental para traçar estratégias de como alcançar objetivos profissionais. - Foto: creativeart/Freepik

De acordo com especialistas da área de RH, a melhor maneira de elaborar uma carreira profissional é reconhecendo qualidades, defeitos, habilidades, preferências, necessidades financeiras e até mesmo paixões. Veja algumas dicas de como começar a planejar seu futuro no mercado de trabalho.

Análise – O fundamental para traçar qualquer tipo de plano pessoal ou profissional é o autoconhecimento. Analisar pontos fortes, fraquezas, paixões, necessidades e modo de trabalho são fatores essenciais para seguir a direção correta profissionalmente. Testes de personalidade e testes vocacionais são uma boa alternativa em caso de não possuir nenhuma direção.

Levantamentos – Avalie às vagas disponíveis na área escolhida. Faça pesquisas do mercado de trabalho e pontue os principais requisitos para entender quais habilidades pode oferecer aos possíveis empregadores. É importante pesquisar o tipo de experiência necessária e quais os possíveis caminhos profissionais deve ser percorrido para chegar ao cargo ou profissão desejada. O contato com profissionais inseridos no mercado desejado pode fazer toda a diferença para esclarecer dúvidas e obter mais informações.

Experiência – A melhor maneira de adquirir experiência e contato direto com a área desejada é através do estágio. Observar para compreender o trabalho de outras funções disponibiliza conhecimento, abrangendo um leque de possibilidades para crescer profissionalmente ou até mesmo ser efetivado em uma nova função.

Decisão – Nesta etapa, uma lista com prós e contras da área é necessária para tomar uma decisão com consciência de todas as vantagens e desvantagens possíveis de considerar. Quais mudanças serão necessárias para chegar onde quer? A remuneração é o suficiente para se manter satisfeito? Essas e outras questões devem ser respondidas e avaliadas.

Procura – Após todas as considerações necessárias e a decisão tomada, basta começar a procurar por uma oportunidade. Apesar da rede de contatos e o ‘boca a boca’ serem de grande eficácia para conseguir um emprego, fique por dentro das redes sociais da empresa e sites de empregos como o Maringá.com. É fundamental elaborar um currículo voltado aos seus interesses profissionais e requisitos das vagas.

SERVIÇO – Monte agora mesmo seu currículo no Maringá.Com e confira às diversas oportunidades em Empregos.

Maringá.com