SEGURANÇA

Conscientização contra o assédio é promovida pela prefeitura no Carnaval 2020

O respeito é prioridade em todas as épocas do ano e durante o Carnaval a mensagem será reforçada com a distribuição de adesivos com frases que recriminam atos de assédio.

Conscientização contra o assédio é promovida pela prefeitura no Carnaval 2020
Todo tipo de insistência depois do “não”, são atitudes sem consentimento que podem ser enquadradas como crime de importunação sexual. - Foto: Divulgação

Os adesivos serão entregues no sábado (22), e domingo (23), na festa de Carnaval, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Serão distribuídas 5 mil unidades para cada dia da festa, entregues para as mulheres na entrada do evento. São nove adesivos com as frases: não é não, respeita as minas, não sou obrigada, depois do não é assédio e fantasia não é convite.

Todo tipo de insistência depois do “não”, são atitudes sem consentimento que podem ser enquadradas como crime de importunação sexual na lei nº13.718/18, com pena de 1 a 5 anos de prisão. Mulheres que forem vítimas de algum tipo de assédio durante o evento pode recorrer aos efetivos de segurança, como a Polícia Militar e Patrulha Maria da Penha. Boletins de ocorrência poderão ser registrados na 9ª Subdivisão Policial de Maringá. Denúncias também podem ser feitas no telefone 180 e 153.

SERVIÇO – Prepare a sua fantasia, não esqueça de passar protetor solar, hidrate-se e anote o recado: a folia não autoriza aproximação sem consentimento. O Carnaval é legal, o assédio não. A programação dos oito blocos está disponível em Carnaval 2020.

Prefeitura de Maringá