DOAÇÃO

Semana de Doação de Medula Óssea promove palestras e ações de incentivo

Semana de Doação de Medula Óssea promove palestras e ações de incentivo
Qualquer pessoa entre 18 e 54 anos, com boa saúde, pode doar medula óssea. - Foto: Freepik
Foi realizada nesta segunda-feira (17), a abertura da Semana Municipal de Doação de Medula Óssea, “Lei João Bombeirinho” (nº 9.943/2015), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A mobilização, que seguirá até o próximo dia 21, contará com palestras e ações que incentivam e conscientizam pessoas a se cadastrarem como doadores de medula óssea.

A lei, criada pelo então vereador Ulisses Maia, entrou em vigor no dia 13 de janeiro de 2015, porém, a semana foi realizada pela primeira vez em 2017. Segundo o art. 1.º, “[…] será comemorada anualmente, na semana do dia 19 de fevereiro, integrando o calendário oficial do Município.”

O nome “João Bombeirinho” surgiu durante campanha feita pela família do menino João Daniel para encontrar um doador compatível. Com 1 ano e 6 meses de idade, o garoto foi diagnosticado com leucemia e recebeu apoio de militares do Corpo de Bombeiros, tornando-se um bombeiro mirim. O transplante de João Daniel foi realizado em outubro de 2012.

De acordo com o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), “a doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas”. Esta retirada não causa comprometimento à saúde. Qualquer pessoa entre 18 e 54 anos, com boa saúde, pode doar medula óssea. Para fazer o cadastro, é preciso procurar um hemocentro e levar os documentos pessoais e o cartão SUS. São retirados apenas 5 ml de sangue.

Prefeitura de Maringá