EMPREGO

Veja dicas de como se desenvolver e abrir portas para uma promoção na empresa

Veja dicas de como se desenvolver e abrir portas para uma promoção na empresa
Começar como um Estagiário ou Jovem Aprendiz é o ponto de partida para crescer em uma empresa. - Foto: jcomp/Freepik
Muitos adentram ao mercado de trabalho com grandes planos de atingir cargos elevados. Mas, para isso, apenas a ambição não é o suficiente. Para partir de cargos como Jovem Aprendiz ou Estágio e atingir a Gerência, Diretoria, ou simplesmente ser efetivado, é necessário vestir a camisa, se desenvolver e principalmente compreender sua posição e importância na empresa, independente do cargo, para atingir seu objetivo. Confira dicas que podem te ajudar nessa jornada.

Foque no aprendizado – Para crescer em uma empresa, é necessária uma evolução gradativa e na maioria dos casos, lenta. Por isso, não fique obcecado com a efetivação ou alguma promoção, concentre-se em aprender em qualquer que seja a função. Se voluntariar para novas atividades, agradáveis ou não, podem ser uma excelente ferramenta para se desenvolver profissionalmente, permitindo a elaboração de novas ideias e soluções.

Crie laços de confiança – É fundamental que a equipe reconheça o trabalho realizado e que queira trabalhar junto, sabendo que podem contar com a capacidade de lidar com qualquer responsabilidade. Demonstrar competência desde o primeiro dia de estágio pode definir o desenvolvimento na empresa.

Trace metas de carreira – Para chegar ao topo almejado, deve-se planejar cada degrau a ser superado. O autoconhecimento e sinceridade é importante para estabelecer se possui o conhecimento necessário para avançar ou se é necessário mais desafios e aprendizado antes de aceitar propostas de promoção.

Atualize-se sempre – Para crescer, o desenvolvimento é fundamental. Faça cursos, busque conhecimento, atualize sempre o currículo com novas especializações. O segredo é não se acomodar e acompanhar às exigências do mercado. Seja o aperfeiçoamento de uma nova língua, melhoria de alguma habilidade ou o desenvolvimento de uma nova, o importante é sempre buscar mais capacitação para novos desafios na empresa.

Seja mais – Estar em um cargo, independente da posição, não pode ser uma área de comodismo. Busque se desenvolver e aprender mais sobre sua função, assumindo responsabilidades e desafios. Caso seja sua primeira experiência profissional, como estágio ou programa de aprendizagem é importante ‘ser a sombra’ dos colegas de empresa, observando e aprendendo o que eles fazem. A conversa e curiosidade são fatores fundamentais para desenvolver experiências e conhecimentos.

SERVIÇO – Em busca de uma oportunidade de se desenvolver no mercado de trabalho? Confira as vagas de Estágio ou Jovem Aprendiz disponíveis acessando Empregos.

Maringá.com