ALERTA

Sábado será marcado com mutirão de limpeza de terrenos contra a dengue

Sábado será marcado com mutirão de limpeza de terrenos contra a dengue
Entre os materiais que serão recolhidos estão móveis, pneus, colchões, recipientes, entre outros. - Foto: Divulgação AEN
Novidades no combate da dengue adotadas pelo município são a ampliação do horário de atendimento em cinco UBSs e mutirão no próximo sábado, 1º de fevereiro, para recolher lixo e material inservível em diferentes pontos da cidade. As medidas são para prevenir casos da doença que avança pelo Paraná que já tem 30 cidades com epidemia e sete mortes por dengue esse ano.

"Estamos nos organizando com ações que faremos juntos em toda a cidade", comentou Ulisses Maia, citando que a preocupação agora é se preparando para casos que devem aumentar em março. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Iguaçu, Pinheiros, Mandacaru, Quebec e da Zona Sul estão com horários entre 7 e 21 horas com profissionais preparados para atender pacientes com dengue. Além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Zona Sul e da Zona Norte.

MUTIRÃO – Está agendado para o sábado uma grande operação com diferentes secretarias municipais para eliminar focos de dengue na cidade. A concentração começa no Parque Alfredo Nyffeler, Vila Morangueira, às 7h30. Haverá pontos fixos para receber materiais no Centro Social Urbano (CSU), Centros Esportivos do Jardim Alvorada e do Requião e na praça da igreja Santo Antônio. Mutirão de recolhimento de materiais passará pelas avenidas Colombo, Guaiapó, Morangueira e Franklin Delano Roosevelt. Como que fechando um quadrilátero com diferentes regiões. Num segundo momento, outras regiões receberão o mutirão.

Entre os materiais que serão recolhidos estão móveis, pneus, colchões, recipientes, entre outros. Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRA) divulgado semana passada apontou que aproximadamente 85% dos focos do Aedes aegypti está nos lixos, quintais e pequenos depósitos.

O secretário Jair Biatto esclareceu que o Ministério da Saúde aponta que o fumacê não é mais eficiente contra o mosquito Aedes Aegypti. Por isso, o fumacê não faz mais parte da estratégia de prevenção. Entre outras situações.

Prefeitura de Maringá