EVENTO

Peça teatral da UEM faz duas apresentações gratuitas e abertas ao público

O público interessado não precisa reservar vaga, basta comparecer ao Teatro da UEM – Bloco O-08 do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Peça teatral da UEM faz duas apresentações gratuitas e abertas ao público
A peça 'Número 0' foi desenvolvida pelos acadêmicos de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá. - Foto: Erick Bolognezzi/YouTube

Fruto do curso de extensão “Processos de criação compartilhada: exercício de construção coletiva de uma obra cênica”, a peça teatral “Número 0” será exibida gratuitamente no dia 30 de janeiro, às 20 horas, e 1º de fevereiro, às 19h30.

A diretora da peça teatral, Martha Dias, também orientadora do curso de extensão e coordenadora da graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM, convida a todos para assistirem à peça. Com dramaturgia original e fragmentos de textos de Nelson Rodrigues nas falas das personagens, o espetáculo dura 50 minutos e tem classificação indicativa a partir de 12 anos.

Curso de extensão – Foi realizado pela primeira vez e faz parte do projeto “Exercício de interpretação através da encenação e montagem de peças teatrais”, da graduação em Artes Cênicas da UEM. Iniciado em abril de 2019, o curso proporcionou aos alunos a experiência de um processo de criação compartilhada da dramaturgia de um espetáculo teatral.

Envolveu pesquisas teóricas e práticas, ensaios e, agora, como finalização desta edição, as apresentações públicas. “Esses cursos proporcionam formação extra, um tipo de processo de pesquisa e criação de espetáculo diferente do que vivenciaram em sala de aula”, destaca Dias.

SOBRE A PEÇA – ‘Número 0’ apresenta as dificuldades enfrentadas por jovens atores ao criar um espetáculo, e as dificuldades de uma mãe em se relacionar com o filho artista ao longo do cotidiano de um grupo de teatro. Temas como família, religião e política emergem de uma estrutura cênica fragmentada que mistura a realidade ficcional dos personagens com as cenas que eles ensaiam. Direção de Martha Dias; Atores e criadores Carlos Donadeli, Débora Corrêa, Eddy, Guilherme Laina, Letícia Munhoz, Mizael Simão, Tatiane Meller e Thaís Martini, estudantes de Artes Cênicas da UEM.

SERVIÇO – Confira mais informações sobre a peça acessando Número 0.

Universidade Estadual de Maringá