TRÂNSITO

Ação conjunta: Setran e 4º BPM iniciam medidas para conter acidentes

Equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar e da Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) colocaram em prática na tarde de quarta-feira (19) as primeiras ações conjuntas estabelecidas na tentativa de conter os acidentes graves e mortes no trânsito maringaense.

No período das 13h às 19 horas, uma equipe composta por quatro policiais militares e três agentes de trânsito promoveram uma blitz educativa na Avenida Cerro Azul.

No alvo dos trabalhos estiveram os motociclistas que não portavam documentos ou trafegavam com capacetes irregulares, sem óculos ou viseiras.

“Nossa meta não é simplesmente punir com multa os maus motociclistas e motoristas, mas promover a conscientização deles, e também de pedestres, para a necessidade de se minimizar o alto número de acidentes que vem ocorrendo no perímetro urbano de Maringá nos últimos meses”, afirma o secretário municipal dos Transportes, Valdir Pignata.

De acordo com estatísticas da Polícia Militar, 60% dos acidentes com mortes ocorridos na cidade, neste ano, tiveram o envolvimento de motociclistas.

“Um índice tão elevado assim se torna inaceitável, levando-se em consideração que a frota de motocicletas é três vezes menor que a de carros”, observa o 2º Tenente, Alexandro – da Polícia Militar.

Segundo o gerente de engenharia de tráfego da Setran, Gilberto Púrpur, a partir desta quinta-feira (20) serão realizadas duas blitz como esta na cidade e, nos finais de semana serão uma no sábado e outra no domingo, ocupando equipes de três policiais militares e três agentes de trânsito cada uma.

“As blitze serão realizadas por tempo indeterminado e seus locais não serão divulgados por antecipação, já que a finalidade é abordar o maior número possível de motociclistas”, afirma o gerente.

Conforme ficou estabelecido em reunião no dia 11 deste mês entre o comando do 4º BPM e diretoria da Setran, entre outras ações a serem desenvolvidas em parceria entre as duas instituições estão a realização de cursos especiais de instrução para condutores de motos e a reciclagem de infratores das leis de trânsito.

A proposta é formar parcerias com empresas de entregas rápidas, pizzarias e farmácias para multiplicar informações sobre métodos de direção defensiva, treinamento e capacitação ao maior número possível de motociclistas.

Outra forma não descartada de coibir abusos e excesso de velocidade será a utilização sitemática de “bafômetro” em pontos e dias críticos no trânsito, além da potencialização do projeto Salva Vidas, os chamados “radares móveis”.

As reuniões para avaliação das operações serão realizadas em todas as terças-feiras.

Informações: 3221-8500 / 3901-1718 (Setran)

Pmm